GABARITO: LETRA D
→ Temos a predominância da função poética:
• a mensagem por si é posta em relevo; mais do que seu conteúdo, o destaque dela se encontra na forma como ela é construída, criativa e inusitadamente;
• essa função usa vários recursos gramaticais: figuras de linguagem, conotação, neologismos, construções estruturais não convencionais, polissemia etc.;
• é a linguagem dos poemas e prosas poéticas (literária), da publicidade criativa e afins.
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão abordou o tema função da linguagem e colocou um texto acima para ser identificado corretamente nas alternativas.
a) Incorreta.
A função metalinguística é um texto falando dele mesmo. Por isso, a alternativa está errada.
b) Incorreta.
A função referencial transmite informações literais, ou seja, no sentido concreto. O texto tem partes figurativas, por isso, a alternativa está errada..
c) Incorreta.
A função conotativa é considerada uma função apelativa para convencer alguém. O receptor é sempre o elemento principal. Os verbos são comuns no modo imperativo e os verbos são na 2º ou terceira pessoa.(horóscopos são bem apelativos quanto a informação, as propagandas também são bem apelativas), sabendo disso, podemos dizer que o texto não tem nada a ver com essa função.
d) Correta.
A função poética é bem ampla: o elemento central é a mensagem. A linguagem é apresentada de forma figurada , cheia de figura de linguagem, outra informação que normalmente é uma poesia escrita. O mais importante é que a função poética tem como prioridade a estética. Veja como o tempo nos passa uma mensagem de forma esteticamente e sonoramente bonita.
"no canto mais oculto do jardim, mas seu perfume não chegou a mim." Vejam se essa mensagem não está bem agradável a leitura.
e) Incorreta.
A ideia da função fática é fazer com o que é produzido criando as condições básicas para que ocorra a interação verbal. Os ruídos que chamam atenção são funções fáticas. Essa linguagem se manifesta quando a finalidade é testar, estabelecer ou encerrar o contato entre o emissor e o receptor.
EX: “Bom dia/tarde/noite”, “Oi”, “Olá”, “Fala...”, “E aí”, “Estou entendendo”, “Vamos lá?”, “Pronto”, “Atenção”, “Sei...”, “Fui”, “Valeu”, “Tchau” etc.
GABARITO: D