SóProvas


ID
3493267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para construção de um monumento esbelto em concreto armado com prazo de execução curto e com espaços estreitos entre armaduras e formas, é importante utilizar um tipo de cimento que ganhe resistência em pouco tempo e uma brita pequena, de modo que a mistura possa passar nos espaços. Assinale a opção que indica, respectivamente, os tipos de cimento e de brita mais adequados a serem utilizados nessa situação.

Alternativas
Comentários
  • CP II-CIMENTO COMPOSTO - liberação de calor lenta

    CP V-ARI - alta resistência inicial ; 

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o concreto, especificamente sobre os tipos de cimentos.


    O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O concreto trata-se do material estrutural mais empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão.


    O cimento é o principal constituinte do concreto. Ele consiste em um aglomerante hidráulico que, ao entrar em contato com a água, produz uma reação exotérmica (que libera calor), na qual ocorre a cristalização dos produtos hidratados, fazendo com que a mistura endureça e adquira resistência mecânica.


    A ABNT NBR 16697 (2018), intitulada “Cimento Portland – Requisitos", apresenta os requisitos dos cimentos Portland. De acordo com tal Norma, existem diversos tipos de cimento que, por sua vez, variam em função da existência/teor de adições e propriedades especiais.


    A Figura 1 sintetiza os diversos tipos de cimento Portland para fins estruturais, expondo suas respectivas siglas e características.


    Figura 1: Tipos de cimento Portland.



    Visto isso, o tipo de cimento mais adequado para a situação hipotética do problema é o CP V ARI, uma vez que ele possui alta resistência inicial, isto é, elevado ganho de resistência em pouco tempo.

     

    Quanto à brita, quando maior o número, maior a dimensão. Por exemplo, a brita 0 possui dimensões entre 2,36 mm e 12,5 mm, aproximadamente. Já a brita 2 possui dimensões variando entre 19,0 mm e 25,0 mm, aproximadamente. Desse modo, recomenda-se a utilização da brita 0 para que a mistura possa passar pelos espaços.

     

    Portanto, a alternativa D está correta, visto que ela cita o CP V ARI e a brita 0.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 16697: Cimento Portland - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

  • Só acertei pq lembrei que ARI é alta resistencia inicial e como a brita tinha que ser pequena só pode ser a D

  • CP I - Comum

    CP II - Composto (fíler, escória ou pozolana)

    CP III - Alto forno - cura lenta, menor calor de hidratação, ideal para grandes volumes

    CP IV - Pozolânico - semelhante ao CP III

    CP V - Alta resistência inicial (ARI), alto calor de hidratação, pode formar mais fissuras. Ideal para obras que precisam de desforma rápida.

  • CP V- Ari

    Ganha resistência muito mais rápido, podendo chegar até 30 MPa em até 7 dias.

    Em relaçao a brita

    Brita 0 (4,8 a 9,5 mm)