SóProvas


ID
3493318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em instalações hidráulico-sanitárias, o dispositivo utilizado para criar um fecho hídrico e vedar a passagem de gases é denominado

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre redes prediais de esgoto sanitário.


    O desconector consiste no dispositivo que possui um fecho hídrico. Este último, caracteriza-se por constitui uma camada líquida com nível constante responsável por vedar a passagem de gases no sentido oposto ao do deslocamento do esgoto. A Figura 1 apresenta exemplos dos principais desconectores.


    Figura 1: Exemplos de desconectores.



    Fonte: Portal Guia da Engenharia.


    A ABNT NBR 8160 (1999), intitulada "Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução", trata-se da norma brasileira que fixa exigências e recomendações para o projeto e execução de sistemas prediais de esgoto sanitário. Em seu item 3.22, ela define o fecho hídrico assim como a questão: “camada líquida, de nível constante, que em um desconector veda a passagem dos gases".


    Quanto às afirmativas incorretas, tem-se que:

     

    - A válvula de retenção tem a função de bloquear o fluxo de água e impedir a ocorrência de refluxo na tubulação;

    - O tubo ventilador consiste numa tubulação responsável por escoar o ar da atmosfera para o sistema de esgoto e vice-versa ou a circulação de ar no interior do próprio tubo. Com isso, ele protege o fecho hídrico dos desconectores e direciona os gases para a atmosfera;

    - O ralo seco é um recipiente dotado de grelha, sem proteção hídrica. Sua função é receber águas de lavagem de piso ou de chuveiro;

    - O extravasor é uma tubulação, cuja saída deve localizar-se em locais de fácil observação, responsável por escoar excessos de água e alertar que a boia ou outro componente do reservatório requerem de manutenção.

     

    Portanto, a alternativa D está correta.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução. Rio de Janeiro: ABNT, 1999.

  • a) O grande diferencial das válvulas de retenção é que elas evitam o contra fluxo de água. Dessa forma, as válvulas de retenção asseguram que os fluídos sejam escoados em uma única direção, evitando que a água volte. As válvulas retentoras de água variam de tamanho e modelo de acordo com o lugar de aplicação.

    c) Um dos principais tipos de ralos e mais conhecido, é o tradicional ralo seco, que não possui o sifão. Os ralos secos não podem ser ligados diretamente na rede de esgoto, pois permitem o retorno de mau cheiro da rede.

    d) Os desconectores consistem em dispositivos que vedam a passagem de gases oriundos da tubulação de esgoto para o ambiente por meio de um fecho hídrico próprio.

    Existem, no mercado, diversos tipos de desconectores utilizados nas instalações hidráulicas, especialmente nas de esgoto. Temos como exemplo:

    • Sifão tipo S
    • Sifão tipo U ou P
    • Sifão tipo Garrafa ou copo
    • Caixa Sifonada

    É muito importante saber que os desconectores devem estar em todos os aparelhos sanitários. Além disso, quando houver pouca utilização dos dispositivos, é necessário efetuar manutenção periódica na altura do fecho hídrico, uma vez que a passagem de mau cheiro pode acontecer pela evaporação do líquido dos desconectores. 

    e) Os extravasores são dispositivos de segurança que servem exclusivamente para escoar grandes volumes de materiais que se acumulam na Rede de Esgotamento Sanitário (SES). Quando os níveis estão particularmente elevados, o mecanismo é acionado e o esgoto em excesso pode passar por um canal totalmente novo.

    Na prática, os extravasores impedem que o esgoto faça o caminho de volta para residências e indústrias. 

    Há também o extravasor da caixa d'água, famoso ladrão.