SóProvas


ID
3493336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de técnicas e procedimentos que envolvem topografia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Aviventação de Rumos e Azimutes Magnéticos: é o nome dado ao processo de restabelecimento dos alinhamentos e ângulos magnéticos marcados para uma poligonal, na época (dia, mês, ano) de sua medição, para os dias atuais. Este trabalho é necessário, uma vez que a posição dos polos norte e sul magnéticos varia com o passar tempo (não é o norte geográfico que muda!).

    B) Erros Aleatórios: são erros imprevisíveis, inevitáveis em cada medida e que atuam de maneira completamente irregular sobre as mesmas. Tais erros são considerados no momento do ajustamento dos dados e tendem a neutralizar-se quando o número de observações é grande.

    C) Para minimizar as distorções lineares que o sistema UTM acarreta no mapa, principalmente nos limites do fuso, temos os sistemas LTM e RTM, os quais proporcionam o mapeamento de áreas urbanas em grande escala, diminuindo os erros de distorções. Esses sistemas utilizam fuso de 2º, conhecido como Regional Transverso de Mercator (RTM) e fuso de 1º, conhecido como Local Transverso de Mercator (LTM). O sistema RTM é utilizado para evitar a transposição de fuso quando a região é próxima ao final do fuso de 1º (LTM). A questão inverteu o valor dos fusos

    D) No posicionamento relativo estático, dois ou mais receptores rastreiam os satélites visíveis por um período de tempo que pode variar de acordo com o comprimento da linha de base e a precisão requerida (INCRA, 2010). A observável normalmente usada é a dupla diferença da fase da portadora, por apresentar melhores resultados em termos de acurácia. Trata-se da técnica mais utilizada em posicionamento geodésico. O posicionamento relativo estático rápido segue as características do posicionamento relativo estático diferenciando somente no tempo de ocupação, que varia de 5 a 30 minutos. Neste método mantém-se um ou mais receptor(es) coletando dados na estação de referência enquanto O(s) outro(s) receptor(es) percorre(m) as estações de interesse. Não há necessidade de continuidade de rastreio durante o deslocamento entre uma estação e outra.

    E) A projeção cilíndrica refere-se à representação da superfície esférica da Terra em um plano utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo. Nessa projeção as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) são representadas por linhas retas que se encontram em ângulos retos. Há nela conservação da forma, direções e ângulos, mas a proporção da superfície é distorcida. É comum escolher esse tipo de projeção para mapas-múndi. À medida que se aproxima dos polos, as deformações aumentam, sendo assim, as regiões polares são normalmente exageradas em sua apresentação.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos Topografia.

     

    A Topografia trata-se de uma área responsável por estudar as características naturais e/ou artificiais de um terreno, no contexto altimétrico e planimétrico. Nessa questão, são abordadas diferentes técnicas e conceitos da topografia. As alternativas serão discutidas individualmente:

     

    - A alternativa A está errada. A aviventação é um conjunto de processos realizado com o objetivo de atualizar, para uma data mais recente, os rumos dos alinhamentos de um levantamento feito em data anterior. Trata-se de um trabalho necessário devido a variações que ocorrem nas posições dos polos magnéticos e não no norte geográfico;

     

    - A alternativa B está errada. Os erros acidentais, também chamado de aleatórios, caracterizam-se por permanecerem mesmo quando os demais erros foram eliminados. Os erros acidentais não seguem nenhum tipo de lei, isto é, suas causas não são controladas pelo operador do equipamento. Entretanto, quando o número de observações é grande, tal tipo de erro tende a se neutralizar;

     

    - A alternativa C está errada. Os sistemas LTM e RTM (Local Transverso de Mercator e Regional Transverso de Mercator, respectivamente) são responsáveis por minimizar distorções. Entretanto, a questão está errada pois o LTM possui fuso de 1° e o RTM de 2°. Está invertido. Vale ressaltar que o fuso do UTM é, de fato, 6º;

     

    - A alternativa D está correta. De acordo com o Manual “Recomendações para levantamentos relativos estáticos – GPS" do IBGE (2008), tem-se que:

     

    "3.2.1 Posicionamento relativo estático

     

    No posicionamento relativo estático, tanto o receptor da estação referência, quanto o da estação com coordenadas a determinar, permanecem estacionários durante todo o levantamento. A duração do levantamento varia de 20 minutos até várias horas.

     

    Levantamentos realizados em linhas de base com comprimento inferior a 10 km, cujos receptores estejam estacionados em locais onde não haja ocorrência de obstrução e sob condições ionosféricas favoráveis, 20 minutos são suficientes para se conseguir solução das ambiguidades com receptores de simples frequências. Esta situação se modifica conforme as condições de localização das estações e com o aumento do comprimento da linha de base. No caso de linhas de base maiores que 10 km recomenda-se a utilização de receptores de dupla frequência, bem como a utilização de efemérides e do erro do relógio do IGS. A precisão conseguida com esta técnica de posicionamento varia de 0,1 a 1 ppm (MONICO, 2000a).

     

    3.2.2 Posicionamento relativo estático-rápido

     

    Também conhecido como pseudocinemático, o posicionamento relativo estático-rápido é realizado de forma similar ao estático. A grande diferença entre estas técnicas está no intervalo de tempo do rastreio, que no estático-rápido é inferior a 20 minutos. Este tipo de posicionamento é adequado quando se deseja alta produtividade e como alternativa ao método semicinemático em locais onde há muitas obstruções, pois o receptor móvel é desligado entre as sessões de coleta (MONICO, 2000a).";

     

    - A alternativa E está errada. O sistema UTM consiste no resultado da projeção da superfície da esfera em um cilindro tangente ao meridiano central. Como resultado, tem-se uma representação esférica numa superfície - caso do Mapa Mundi, por exemplo. Nesse mapa, paralelos e meridianos consistem em linhas retas, com conservação dos ângulos e direções. Porém, a proporção da superfície é distorcida.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

     

    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Recomendações para levantamentos relativos estáticos – GPS. 2008.

     

    MONICO, J. F. G. Posicionamento pelo NAVSTAR-GPS: Descrição, Fundamentos e Aplicações. 1ª ed. São Paulo: Unesp, 2000a. p 287.