SóProvas


ID
349378
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Um fluido newtoniano incompressível escoa numa certa temperatura em uma tubulação vertical, de baixo para cima, com dada vazão. Nesse caso, a queda de pressão (maior pressão - menor pressão) e a perda de carga associadas são, respectivamente, x e y. Se o mesmo fluido escoar com as mesmas vazão e temperatura, na mesma tubulação, de cima para baixo, a queda de pressão e a perda de carga associadas são, respectivamente, z e w, donde se conclui que

Alternativas
Comentários
  • esta questao nao foi anulada?

    Acredito que c) e e) estao corretas

  • Raphael, a questão não foi anulada.

    Acho que ela está correta, porque a perda de carga associada será igual nas duas situações, pois temos a mesma velocidade, o mesmo diâmetro e o mesmo fluído (densidade e viscosidade iguais), assim o Re será o mesmo nos dois casos. Temos a mesma rugosidade, considerando que seja o mesmo tubo, assim o fator de atrito será o mesmo nas duas situações. Por último temos o mesmo comprimento, e como velocidade diâmetro e aceleração da gravidade são os mesmo, a a perda de carga será a mesma nas duas situações.

    Se alguém encontrar alguma incorreção, por favor, avise a gente.

  • Tácito, concordo que a perda de carga será a mesma. Mas por que a queda de pressão (maior pressão - menor pressão) não seria a mesma? Considerando que pela equação de Bernoulli, temos a mesma altura e a mesma velocidade para ambos os casos?

  • Arthur, vai ter a diferença da coluna do fluido, ou seja, a diferença de cota entre a saída e a entrada de água, no caso do fluido descendo a diferença de cotas z2-z1 é negativa, já no caso do fluido subindo a diferança de cotas z2-z1 é positiva, por isso a diferença na queda de pressão geral.