SóProvas


ID
349432
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A fim de recuperar energia do seu processo, uma empresa instalou um equipamento de troca térmica para aquecer uma corrente de ar e resfriar o gás que sai do processo. Sabe-se que o gás é uma mistura contendo metano e vapor d’água e que, com o passar das campanhas, o equipamento, na parte fria, apresenta um ataque corrosivo severo que provoca a perda de uma grande parte da sua massa de aço.

Sobre o caso citado, são feitas as afirmativas a seguir.

I - A parte fria do equipamento deve apresentar a menor temperatura possível e, assim, não será alcançado o ponto de orvalho do ar.

II - A temperatura de operação da parte fria deve ser tal que a pressão de vapor da água não se iguale à pressão parcial do vapor d’água.

III - A temperatura de operação da parte quente deve ser tal que a pressão de vapor do CH4 não se iguale à pressão parcial do vapor d’água. 


IV - A qualquer temperatura de operação, sempre have- rá condensação de uma mistura de CH4 e água.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Se a pressão parcial da água > pressão de vapor da água naquela temperatura HAVERÁ CONDENSAÇÃO.

    Se a pressão parcial = pressão de vapor .... EQUILÍBRIO

    Se a pressão parcial < pressão de vapor ... HAVERÁ EVAPORAÇÃO.

    É  por isso que vemos no clima tempo o tempo umidade relativa. Quando o ambiente está saturado de água e a UR=100%, não há mais evaporação.

    Em regiões tropicais como a AMAZÔNIA, a UR é muito alta, logo a dificuldade de evaporação de água é maior, dando uma sensação térmica de calor maior do que o normal, pq a água não consegue evaporar ( resfriamento evaporativo) e fazer o resfriamento do corpo.