SóProvas


ID
3495094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

    A ideia de “mar” não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência, não importa qual.

    O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão.

Ferdinand de Saussure Curso de linguística geral 

São Paulo: Cultrix, 2006 (com adaptações)

Os parágrafos precedentes tratam, respectivamente, dos seguintes princípios básicos do signo linguístico:

Alternativas
Comentários
  • Ótima explicação recomendo.

    http://letrasunipcec.blogspot.com/2013/10/arbitrariedade-e-linearidade.html

  • Gabarito C

    Arbitrariedade do signo: é o contrário de motivado, ou seja, não há nenhuma relação necessária entre o som e o sentido, não há nada no significante que lembre o significado.

  • li 10x não entendi nada

  • Nunca nem vi

  •  A ideia de “mar” não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência (arbitrariedade do signo), não importa qual. O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão (linearidade do significante).

    Gabarito C

    Signo = palavra

    Significante = imagem acústica que é associada a um significado numa língua

  • ''NÃO VAI ENTENDER NINGUEM! ''

  • hã?

  • Onde é que eu estou?

  • KKK da pra ver que a questão é bem difícil, porque tem poucos comentários.

    Continuo sem entender, se alguém conseguir explicar eu agradeço.

  • só sei que nada sei

    Aguardando o milagre da questão ser comentada

  • Com certeza uma questão dessa eu deixo em branco

  • VIAJEI......

  • Nem o professor se arriscou a comentar ainda...kkkk

  • Boiei no mar kkkk

    Aguardando comentários para entender alguma coisa!

  • Uma ótima questão para se deixar em branco! kkkkk

  •  A ideia de “mar” (significante, a ideia repassada pela palavra) não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência, não importa qual (o signo, a forma de escrever pode ser mutável).

    Gab. C: arbitrariedade do signo e linearidade do significante: o significante (significado) é sempre o mesmo, imutável, enquanto que o signo, a forma de escrever, pode ser mutável, arbitrária.

    Questão bem confusa... Demorei muito para compreender.

  • Outra contribuição de Saussure para os estudos de linguagem é sua definição de signo. Para ele, o signo linguístico corresponde à união entre um significado e um significante. Inicialmente, Saussure designava o significado como “conceito” e o significante como “imagem acústica”.

     “[...] sem movermos os lábios nem a língua, podemos falar conosco ou recitar mentalmente um poema” (SAUSSURE, 1973, p. 80). Isso significa que, ao dizermos “árvore”, para usar um exemplo que ele mesmo invoca em seu Curso, não estamos simplesmente produzindo um grupo sonoro que constitui uma palavra, mas relacionando uma imagem acústica ao conceito “árvore”.

    imagem acústica = significante

    conceito = significado

     A partir de sua definição sobre o signo, o autor irá apontar duas características primordiais.

    Arbitrariedade: Isso significa dizer que a relação de associação que se estabelece, no interior do signo, entre seu significante e seu significado é totalmente imotivada. 

    Mesmo justificando que “árvore”, em português, é semelhante à “arbre”, em francês, porque ambas as palavras originam-se do termo “arbor”, em latim, isso não afirma o caráter motivado das formas portuguesa e francesa.

    OBS.: isso significa que não a razão para a "árvore" ter esse nome, apenas se convencionou com o passar do tempo que aquela "coisa" se chamasse árvore.

    Caráter linear do significante: . Isso significa dizer que, por ser de natureza auditiva, o significante tem uma extensão no tempo, isto é, não se pronunciam, ao mesmo tempo, dois sons diferentes. Se observarmos uma sequência discursiva, uma frase, por exemplo, veremos que nela as palavras estão dispostas uma em seguida da outra, não havendo possibilidade de produção simultânea de palavras distintas.

    OBS.: semelhante ao princípio da física, dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. No caso das palavras, linearmente, não é possível que dois signos sejam pronunciados, pelo mesmo emissor, ao mesmo tempo.

    Retirado de:

    Princípios Gerais em Linguística,

    Arnaldo Cortina

    Renata Coelho Marchezan

    Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara - Unesp

    link: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40352/1/01d17t01.pdf

  • anula uma certa aí CESPE!
  • Arbitrariedade relaciona-se a uma decisão singular, que dispensa argumentos contrários, e isso resta evidente no primeiro período do texto, tornando a letra C a alternativa CERTA nessa questão.

  • Tipo de questão de alto nível. É mais direcionada pra quem quer cargo público na área da linguagem mesmo. Não vamos sofrer, galera!

  • Há Princípios Linguísticos que explicam, detalhadamente, a questão e suas alternativas, porém, penso que ao buscarmos interpretar alguns trechos do texto (ou seja, utilizar a inferência textual), seria possível acertar a questão sem tanto domínio dos conhecimentos mais "específicos" à área de atuação. Vejamos:

    "A ideia de “mar” não está ligada por relação alguma interior à sequência de sons m-a-r que lhe serve de significante; poderia ser representada igualmente bem por outra sequência, não importa qual.

    O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão."

    Logo, poderíamos relacionar os trechos destacados acima com a arbitrariedade, uma vez que arbitrário refere-se a algo que é feito sem critério ou regra específica, que não segue normas ("não está ligada por relação alguma"), e que só depende da vontade ou arbítrio daquele que age ("tem as característica que toma do tempo").

    "O significante, sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo, unicamente, e tem as características que toma do tempo: representa uma extensão e essa extensão é mensurável em uma só dimensão."

    Aqui, ao observarmos a palavra-chave "significante" no início do parágrafo, em consonância com o trecho "essa extensão é mensurável em uma só direção" (ou seja, algo linear, unidimensional, uma linha), seria possível inferir que tratava-se da linearidade do significante.

    RESSALTANDO, seria uma forma alternativa de buscar a resolução da questão por meio da interpretação. Evidentemente, há todo um embasamento teórico que fundamenta os conceitos mencionados.

    Espero ter ajudado de alguma forma para uma possível perspectiva da questão!