SóProvas


ID
349522
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

A trajetória de um fluido em um compressor adiabático que opera reversivelmente é representada no Diagrama de Mollier por uma linha

Alternativas
Comentários
  • As propriedades termodinãmicas de uma substância são frequentemente apresentadas em um diagrama temperatura-entropia e num diagrama entalpia-entropia, também chamado de diagrama de Mollier.

     

    Além disso, um processo de compressão adiabática e reversível nada mais é do que um processo isoentrópico.

     

    Portanto, num diagrama entalpia-entropia, cujos valores de entalpia são mostrados na ordenada e os valores de entropia na abscissa, o processo será representado por uma reta na vertical da entalpia inicial até a entalpia final.

  • No diagrama de Mollier(H x S) para um processo de compressão, tem-se nas ordenadas os valores de Entalpia e na abscissa os valores de entropia. Nesse diagrama as pressões são retas com inclinação positiva. Sabe-se que para o processo de compressão, trabalho é realizado sobre o sistema e o menor trabalho possível requerido para levar um fluido(gás) de uma pressão P1 até uma Pressão P2 é o trabalho realizado reversivelmente. Considerando que o processo de compressão é adiabático, teremos que a compressão será adiabática e reversível, portanto isentrópica. Assim, o fluido "sai" de uma pressão P1 inferior para uma pressão P2 superior na trajetória isentrópica, que no diagrama de Mollier é uma reta vertical. Em processos reais, portanto irreversíveis, a trajetória seria uma reta com inclinação positiva - representando um aumento de entropia do fluido inerente as irreversibilidades do processo.

     

    Bons Estudos!