Para que seja uma inovação, a mudança tecnológica precisa ser tecnicamente e economicamente viável e precisa possuir valore de troca e valor de uso.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
Alternativa A. Correto. Uma inovação precisa possuir valor, tanto de troca quanto de uso.
Alternativa B. Errado. É indispensável que uma inovação possua valor de troca.
Alternativa C. Errado. A inovação pode ocorrer tanto dentro do espetro quantitativo (eficiência), quanto qualitativo. Vejamos um trecho da PINTEC para fixar essa ideia:
O resultado da adoção de processo novo ou substancialmente aprimorado deve ser significativo em termos: do nível e da qualidade do produto (bem/serviço) ou dos custos de produção e entrega. A introdução deste processo pode ter por objetivo a produção ou entrega de produtos novos ou substancialmente aprimorados que não possam utilizar os processos previamente existentes, ou simplesmente aumentar a eficiência da produção e da entrega de produtos já existentes, sendo excluídas as mudanças pequenas ou rotineiras nos processos produtivos existentes e aquelas puramente administrativas ou organizacionais. (PINTEC)
Perceba que mesmo o aprimoramento da eficiência de um processo já existente pode ser considerado uma inovação, desde que não seja uma pequena mudança rotineira.
Alternativa D. Errado. É necessária a viabilidade técnica e econômica para que se configure uma inovação.
Alternativa E. Errado. A inovação pode decorrer de um processo interno de pesquisa e desenvolvimento da organização ou pode decorrer da aquisição da tecnologia de uma empresa parceira.
Gabarito: A