-
Alternativa A. Correto. O processo de inovação é interativo e depende da atuação de diversos atores: bancos, empreendedores, universidades e o próprio Estado.
Alternativa B. Errado. Não existe uma precedência de um ou outro ator dentro do processo de inovação. Tanto o Estado quanto as instituições privadas (empreendedores) são relevantes.
Alternativa C. Errado. Existem diferentes tipos de organização que podem atuar em diferentes níveis tanto microeconômico quanto macroeconômico. Se pensarmos no Estado, por exemplo, é uma organização que atua em nível macroeconômico definindo metas de inflação, atuando medidas para mitigar os efeitos do desemprego etc.
Alternativa D. Errado. Como o sistema de inovação depende da interação de um conjunto de indivíduos é difícil realizar uma análise individual do papel isolado de cada instituição. Quanto os bancos influenciam, de forma isolada, para o empreendedorismo no país? Percebe que é difícil quantificar a responsabilidade de cada um no quadro geral?
Alternativa E. Errado. O sistema de inovação é um conjunto que inter-relaciona as diferentes instituições que influenciam na capacidade de inovação de um país ou região.
Gabarito: A
-
LETRA A
-
Gab A
Conceito de sistema de inovação: O sistema de inovação abrange as instituições que contribuem para a inovação, contemplando as relações entre centros de pesquisa, universidades e empresas. De fato, reconhece que a inovação vem em múltiplas formas e resulta de interdependências entre uma variedade de atores.
https://via.ufsc.br/o-que-sao-sistemas-de-inovacao/#:~:text=Por%20exemplo%2C%20pesquisa%2C%20sistema%20de,desempenho%20inovador%20das%20empresas%20nacionais.
-
-
Gab.: Letra A!
A) O processo de inovação é interativo, envolvendo relações entre atores como empresas, bancos e universidades.
B) Em sistemas de inovação, o papel mais importante é o de instituições privadas, cabendo ao Estado um papel secundário.
C) A atuação das organizações limita-se às relações no nível microeconômico.
D) Essa abordagem permite a análise individual do papel isolado de uma instituição que esteja contida no sistema.
E) Tal abordagem analisa a estratégia própria de uma firma de forma individualizada, embora adote uma perspectiva dinâmica.