SóProvas


ID
3495451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O manual que estabelece e padroniza os métodos de coleta e análise dos indicadores de inovações tecnológicas de produtos e processos em empresas denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Parte de uma série de publicações da instituição intergovernamental Organização para Cooperação Econômica e esenvolvimento – OCDE, o Manual de Oslo tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de pesquisa de P&D de países industrializados.

    Fonte: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

    Página: 9

  • Não assinantes, gabarito C.

    Manual de Oslo. DIRETRIZES PARA COLETA E INTERPRETAÇÃO. DE DADOS SOBRE INOVAÇÃO. 

  • O Manual Frascati é um documento que estabelece a metodologia para a coleta de estatísticas sobre pesquisa e desenvolvimento. O Manual foi preparado e publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

    O Manual de Patentes é um documento que estabelece a utilização dos dados de patentes como indicadores de. Ciência e Tecnologia. 

    O Manual de Oslo também é uma publicação da OCDE com diretrizes de coleta e interpretação de dados sobre inovação.

    Outra publicação dessa mesma instituição com foco no mundo científico é o Manual de Canberra destinado a mensuração de recursos humanos envolvidos na ciência e tecnologia.

  • com todo o respeito, VAI DENTRO

  • ......E distantes.

  • Comentário de uma colega do QC:

    Manual FRASCATI é um documento que estabelece a metodologia para a coleta de ESTATÍSTICAS sobre pesquisa e desenvolvimento. O Manual foi preparado e publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    Manual de PARENTESé um documento que estabelece a utilização dos dados de patentes como INDICADORES de Ciência e Tecnologia

    Manual de Oslo também é uma publicação da OCDE com diretrizes de coleta e interpretação de dados sobre inovação.

    Outra publicação dessa mesma instituição com foco no mundo científico é o Manual de CANBERRAdestinado a mensuração de RECURSOS HUMANOS envolvidos na ciência e tecnologia.

  • Gabarito C

    TIPOS DE INOVAÇÃO (Oslo):

    INOVAÇÃO DE PRODUTOSEnvolve mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços, para produtos já existentes é necessário aperfeiçoamentos importantes, incluem-se melhoramentos consideráveis em especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporados, facilidade de uso, etc. Esse tipo de inovação altera as características funcionais do produto, não são incluídas as mudanças puramente estéticas ou de estilo.

    INOVAÇÃO DE PROCESSOS: Representa mudanças novas ou significativas nos métodos de produção e de distribuição. Incluem-se alterações em técnicas, equipamentos e/ou softwares.

    INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: Refere-se a implantação de novos métodos organizacionais, tais como: mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa. Imagine um ambiente Google, essa é uma inovação organizacional.

    INOVAÇÃO DE MARKETING: Envolve a implantação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças na concepção do produto ou em sua embalagem, no formato, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. Essa inovação está voltada ao impacto, precisa trazer mais vendas ou melhorar o desempenho.

    Fonte: Grancursos