SóProvas


ID
3495781
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O tratamento superficial triplo (TST) é um tipo de revestimento flexível relativamente baratos e indicado para uso em vias de baixo a médio volume de tráfego. Em virtude dessas características, o TST é bastante empregado na pavimentação de vias urbanas. Avalie as afirmativas seguintes sobre o TST e assinale a alternativa CORRETA.


I- Pode ser empregado como ligante asfáltico no TST: um CAP 150/200 ou uma emulsão asfáltica do tipo RR-2C.

lI- Trata-se de um revestimento asfáltico que aceita grande porcentagem de fíler, ou seja, material passante na peneira nº 200. Normalmente um TST tem de 5 a 15% de material passante na peneira nº 200.

IlI- O serviço de tratamento superficial triplo deve ser medido, para fins de pagamento, em metros cúbicos, considerando o volume efetivamente executado.

Alternativas
Comentários
  • o tst deve ser medido em metros quadrados.

    Filer somente 0% a 2%.

  • I- Pode ser empregado como ligante asfáltico no TST: um CAP 150/200 ou uma emulsão asfáltica do tipo RR-2C. (correta)

    lI- Trata-se de um revestimento asfáltico que aceita grande porcentagem de fíler, ou seja, material passante na peneira nº 200. Normalmente um TST tem de 5 a 15% de material passante na peneira nº 200. (falsa - porcentagem de 0 a 2% em cada uma das três camadas)

    IlI- O serviço de tratamento superficial triplo deve ser medido, para fins de pagamento, em metros cúbicos, considerando o volume efetivamente executado.(falsa- deve ser medido em metros quadrados, considerando a área efetivamente executada).

    Fonte - DNIT

    Gabarito: C

  • NORMA DNIT 148/2012 - ES

    5.1 Materiais

    Os materiais constituintes do Tratamento Superficial Triplo são o ligante asfáltico e o agregado mineral, os quais devem satisfazer ao contido nas normas do DNIT.

    5.1.1 Ligante asfáltico

    Podem ser empregados:

    a) Cimentos asfálticos CAP-150/200;

    b) Emulsões asfálticas, tipo RR-2C.

    Tabela 1 – Granulometria dos agregados

    0 a 2% passante na peneira 200.

    8 Critérios de medição

    a) A execução do serviço de Tratamento Superficial Triplo deve ser medido em metros quadrados, considerando a área efetivamente executada. Não devem ser motivos de medição em separado: mão-de-obra, materiais (exceto ligante asfáltico), transporte do ligante dos tanques de estocagem até a pista, armazenamento e encargos, devendo os mesmos ser incluídos na composição do preço unitário;