SóProvas


ID
349618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O corpo humano necessita de um suprimento contínuo de energia química para realizar suas múltiplas e complexas funções.O exercício de alta intensidade e curta duração requer um suprimento de energia quase imediato. Acerca do suprimento de energia corporal, julgue o  item  seguinte.

As reservas de creatina fosfato (CP) utilizadas no exercício intenso são restauradas anaerobiamente dentro de poucos minutos de recuperação. Em condições normais de recuperação, cerca de 70% de CP são restaurados em 30 s. A restauração dos 30% restantes ocorre após 180 min.

Alternativas
Comentários
  • No exercício intenso e de curta duração (prova de 100m, levantamento de pesos), a energia necessária para a realização do exercício já está presente nos reservatórios intramusculares de ATP e CP (sistema de energia imediata). Para o exercício bem menos intenso de maior duração (1 a 2 min.), a energia é gerada principalmente pelas reações anaeróbias da glicólise (sistema de energia a curto prazo). À medida que o exercício progride além de alguns minutos, o sistema aeróbio predomina e a captação de oxigênio passa a constituir um fator importante (sistema de energia a longo prazo).

     

    RESTAURAÇÃO DAS RESERVAS DE FOSFAGÊNIOS (ATP-PC):

    Os fosfagênios são os primeiros compostos energéticos gastos durante uma atividade física. Vários estudos mostram que a restauração destes compostos ocorre muito rapidamente, sendo aproximadamente 70% restaurados nos primeiros 30 seg. após o exercício e os 30% restantes restaurados dentro de um período que oscila entre 3 a 6 min. A restauração dos fosfogênios requer uma certa quantidade de ATP. Este ATP será fornecido principalmente pelo sistema aeróbio através do oxigênio consumido durante o componente rápido de recuperação e secundariamente pelo sistema anaeróbio através da glicólise anaeróbia (Fox, 2000).