SóProvas


ID
3496702
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O desenvolvimento de negócios na nova economia digital implica, necessariamente, que o gestor tenha conhecimento amplo das forças e ameaças do seu negócio, bem como conhecimento da capacidade técnica de sua equipe de trabalho, para então propor soluções de sucesso a determinadas situações de risco para a empresa. É correto afirmar que, para o domínio em estratégias de negócio, é necessário ter conhecimento de alguns termos, como outsourcing, que corresponde

Alternativas
Comentários
  • OUTSOURCING é a prática de terceirizar serviços ligados à parte estratégica da empresa, ou seja, buscar fontes externas para fazer estes trabalhos.

  • GABARITO: LETRA A

    Terceirização (outsourcing)

    A terceirização ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barato. As organizações transferem para outras organizações atividades como malotes, limpeza e manutenção de escritórios e fábricas, serviços de expedição, guarda e vigilância, refeitórios etc. Por essa razão, empresas de consultoria em contabilidade, auditoria, advocacia, engenharia, relações públicas, propa­ganda etc., representam antigos departamentos ou unidades organizacionais terceirizados para reduzir a estrutura organizacional e dotar a organização de maior agilidade e flexibilidade. A terceirização representa uma transfor­mação de custos fixos em custos variáveis. Na prática, uma simplificação da estrutura e do processo decisório das organizações e uma focalização maior no core business e nos aspectos essenciais do negócio.

    Um dos objetivos da terceirização de mão-de-obra é a realização das principais tarefas pela própria empresa e as atividades secundárias por uma empresa externa. Uma desvantagem da terceirização é que com a incorpo­ração de membros não identificados culturalmente com a empresa, surge possibilidade da perda da identidade cultural da organização.

    Os pressupostos básicos para a decisão de terceirização são:

    • a diluição dos custos diretos e indiretos;

    • a elevação do nível da eficiência;

    • manutenção de um nível mínimo aceitável de lealdade à empresa.

    FONTE: Administração Geral e Pública - Giovanna Carranzza (2018).

  • Trata-se do processo em que uma organização contrata outra para desempenhar determinada função. Outsourcing é muito comum em empresas que necessitam algum serviço que a empresa contratante não tenha expertise ou infraestrutura para executar. São aqueles serviços que são extremamente necessários ao seu funcionamento e que podem ser atribuídos a uma corporação especializada.

    Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/o-que-e-outsourcing/

    gab. A

  • Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.

    ______________________________________________________

    O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão-de-obra de uma fonte externa à organização.