SóProvas


ID
349711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Considerando que todos os níveis do sistema nervoso central participem de forma integrada no controle da motricidade, julgue o  item  subsequente.


Nem todas as unidades motoras em um músculo são ativadas (disparadas) ao mesmo tempo. De acordo com o princípio do tamanho, as unidades motoras de contração lenta, com o mais baixo limiar de ativação, são recrutadas seletivamente durante um esforço de leve a moderado.

Alternativas
Comentários
  • Atividade da Unidade Motora. São ativadas poucas unidades motoras para as contrações musculares que produzem pouca força, enquanto uma força mais alta recruta progressivamente mais unidades motoras. O processo que consiste em acrescentar mais unidades motoras com a finalidade de aumentar a força muscular é conhecido como recrutamento das unidades motoras. À medida que a força muscular aumenta, são recrutados motoneurônios com axônios progressivamente maiores. Isso é conhecido como o princípio do tamanho, que proporciona uma base anatômica para o recrutamento ordenado de unidades motoras específicas a fim de produzir uma contração muscular uniforme. Nem todas as unidades motoras em um músculo são ativadas ao mesmo tempo. Se isso ocorresse, seria impossível controlar a produção de força pela contração muscular. Considere-se a enorme gradação de forças e velocidades geradas pelos músculos. Ex.: ao levantar halteres, músculos específicos se contraem para movimentar o membro com uma determinada velocidade sob determinado ritmo de desenvolvimento de tensão. Se o peso for leve, poderá ser levantado com várias velocidades. Entretanto, se for usado um peso maior, as opções em termos de velocidade diminuem. Com um objeto como um lápis, a força apropriada é gerada para levantar o lápis independentemente da rapidez ou lentidão com que o braço é movimentado. Do ponto de vista do controle neural, as unidades motoras de contração rápida e lenta são recrutadas seletivamente e moduladas em seu padrão de ativação (disparo), de forma a produzir a resposta desejada. De conformidade com o princípio do tamanho, as unidades motoras de contração lenta, com o mais baixo limiar de ativação, são recrutadas durante um esforço mais leve. Essas fibras de contração lenta são ativadas durante as atividades constantes, tais como ciclismo em um plano horizontal ou durante a natação lenta ou o levantamento de um peso pequeno através de um movimento de pouca velocidade. Para os movimentos vigorosos mais rápidos, observa-se uma ativação progressiva das fibras mais poderosas de contração rápida e resistentes à fadiga (tipo IIa) e recorrendo às unidades de contração rápida mais fatigáveis (tipo IIb) quando é necessária uma força máxima. É mais do que provavél que, quando um corredor alcança uma elevação durante uma prova de longa distância, serão ativadas algumas unidades de contração rápida, para que possa ser mantido um ritmo constante através de um terreno variável. O controle diferencial do padrão de ativação (disparo) das unidades motoras constitui o principal fator que distingue não apenas os desempenhos com e sem perícia, mas tb os grupos atléticos específicos. Por ex.: os levantadores de peso demonstram um padrão sincrônico de ativação das unidades motoras (muitas unidades motoras são recrutadas simultaneamente durante o levantamento), enquanto o padrão de ativação dos atletas de endurance é mais assincrônico (algumas unidades disparam, enquanto outras se recuperam).