SóProvas


ID
349714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Considerando que todos os níveis do sistema nervoso central participem de forma integrada no controle da motricidade, julgue o  item  subsequente.


O significado funcional do órgão tendinoso de Golgi reside em sua capacidade de identificar, responder e modular as modificações no comprimento das fibras musculares extrafusais. Isso representa uma importante função reguladora para o movimento e para a manutenção da postura.

Alternativas
Comentários
  • Os órgãos tendinosos de Golgi estão conectados em série com até 25 fibras extrafusais dentro dos tendões perto da junção do músculo.Esses receptores sensoriais detectam diferenças muito mais na tensão gerada pelo músculo ativo que no comprimento do músculo. Os órgãos tendinosos de Golgi respondem como um monitor de retroalimentação (feedback) para emitir impulsos sob uma de duas condições: (a) em resposta à tensão criada no músculo ao contrair-se e (b) em resposta à tensão quando o músculo é distendido passivamente. Quando estimulados por tensão excessiva, os receptores de Golgi conduzem seus sinais rapidamente, a fim de desencadear uma inibição reflexa dos músculos por ele inervados. Isso ocorre  por causa da influência  predominante do interneurônio medular inibitório sobre os motoneurônios que inervam os músculos. Portanto, o órgão tendinoso de Golgi funciona como um mecanismo sensorial protetor , exatamente como um mecanismo supressor que impede o movimento excessivamente rápido de um carrinho de criança motorizado. Se a mudança na teansão for excessivamente grande, a descarga do sensor aumenta; isso deprime a atividade dos motoneurônios e reduz a tensão gerada nas fibras musculares. Se a contração do músculo produz pouca tensão, os receptores de Golgi serão ativados apenas francamente e  exercerão pouca influência. A função básica dos órgãos tendinosos de Golgi consiste em proteger o músculo e seu envoltório de tecido conjuntivo contra possíveis lesões induzidas por uma sobregarga excessiva.

  • Errado

    O órgão tendinoso de Golgi (OTG) localiza-se no tendão e está em série com as fibras musculares extrafusais. Essencialmente, o OTG serve como um dispositivo de segurança que ajuda a impedir uma geração de força excessiva durante a contração muscular (POWERS; HOWLEY , 2005).

    Diferentemente do fuso muscular, o OTG responde melhor à contração do que à extensão muscular. Enquanto o tendão demonstra um limiar de disparo baixo para a contração, precisa-se de um limiar consideravelmente alto para responder ao alongamento (JAMIL, 1992 apud ACHOUR JÚNIOR, 2006).

          Ainda segundo os autores, a insensibilidade relativa do OTG ao exercício de alongamento é causada pela sua localização em série com os feixes musculares.

          Durante a contração muscular, o OTG descarrega um impulso nervoso capaz de inibir a contração muscular e provoca o relaxamento do músculo. Por esse motivo, o órgão tendinoso de Golgi é um sistema aferente inibitório, enquanto o fuso muscular é excitatório (SILVERTHORN, 2003 apud ACHOUR JÚNIOR, 2006).

           Basicamente, o OTG inibe a contração do músculo agonista (agente do movimento) e estimula a contração do antagonista (músculo que se opõe ao agonista) quando a tensão muscular alcança níveis críticos. A esse mecanismo dá-se o nome de reflexo tendinoso (TORTORA e GRABOWSKI, 2002 apud Di ALENCAR; MATIAS, 2010). Esse processo inibitório existe para evitar a contração excessiva do músculo, pois isso poderia gerar uma sobrecarga no tendão e resultaria em lesão (MONTEIRO e FARINATTI, 2000). Como o OTG força o músculo agonista a se relaxar, isso acarreta em uma dificuldade maior de geração de força máxima naquele movimento.