SóProvas


ID
3497278
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Discriminar: um verbo ambivalente


      Quem for consultar um dicionário encontrará no verbete discriminar estas duas acepções, entre outras: 1. Distinguir (no mesmo sentido de discernir); 2. Apartar (no sentido de tratar como desigual). Na verdade, essas duas acepções correspondem a novas práticas da nossa vida social. Grupos minoritários lutam para que sejam reconhecidos, identificados, discriminados em suas legítimas áreas de vivência e de atuação; mas há também quem reaja em sentido contrário, perseguindo-os, desprezando-os, marcando-os como indesejáveis. Pode-se discriminar, portanto, visando à inclusão social ou pretendendo reforçar e tornar permanente a exclusão de determinados segmentos da população.

      Novos conceitos surgem, para atender novas realidades. São reconhecidos como identitários os grupos que batalham para serem aceitos em suas especificidades, sejam estas étnicas, profissionais, de gênero, de habilitação física, de tendência política etc. Num primeiro momento, a questão é realmente se organizarem para exigirem seu reconhecimento público. Mas o segundo passo é também importante: integrarem-se ao todo da sociedade para evitar uma fragmentação perene e irreversível. Há a necessidade, portanto, de que os grupos que sofrem discriminação venham a vencê-la, sem cair, no entanto, na armadilha de também passarem a discriminar os demais segmentos da sociedade.

(Bráulio Pinha, inédito) 

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

     a) Dentre as muitas formas de discriminação, consta as que incidem sobre direitos inquestionáveis socialmente, que muitos buscam ignorá-las → o correto seria usar o pronome oblíquo átono -los; visto que o termo referido é masculino (ignorá-los; ignorar os direitos inquestionáveis socialmente). 
     b) Já há algum tempo, os grupos identitários buscam afirmar-se no espaço social, de modo a fazer valer seus legítimos e específicos direitos → frase correta.
     c) É uma espécie de armadilha irônica quando um grupo específico, ao lutar por seus direitos acaba-os ignorando tão logo lhes pareçam alheios → o correto é separar essa oração subordinada adverbial temporal reduzida do infinitivo por vírgulas.
     d) No caso de não houver organização, o reconhecimento público fica mais difícil para a pretenção que alimentem alguns grupos minoritários → o correto é -pretensão com -s.
     e) Consta que a maior dificuldade de ampla integração dos grupos minoritários, consistem na fragmentação anterior, que os proporcionou uma causa → vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo; além disso, o correto é "consiste" (=concorda com o núcleo do sujeito "dificuldade").

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Pessoal que utiliza o gerador de simulados do QC, me ajudem a solicitar a melhora nesse sistema de simulado, não permitem a 'impressão' (ou salvar como PDF) mais de 20 questões, algo totalmente sem sentido.. dentre outros problemas com os simulados.

  • Viajei, achi que a questão fosse de interpretação. kkkk

  • Assertiva B

    Já há algum tempo, os grupos identitários buscam afirmar-se no espaço social, de modo a fazer valer seus legítimos e específicos direitos

  • O erro da A não é o verbo consta no singular? Acredito que ele deveria estar no plural concordando com o sujeito as que incidem sobre direitos inquestionáveis socialmente

  • Erro da letra E: ... que lhes proporcionou uma causa.

    Quem proporciona, proporciona algo a alguém.