SóProvas


ID
3497284
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A voz das celebridades


      A propósito dos modismos jornalísticos: na ânsia de surpreender o leitor, houve a voga de colher opiniões de figuras públicas sobre assuntos que fugiam às suas especialidades. Botar o cirurgião célebre, por exemplo, para falar de arte cinematográfica, ou o jogador de futebol para comentar uma portaria do Banco Central. Quem vamos ouvir sobre este assunto? − perguntava-se nas redações, em sôfrega procura pelo enfoque “original”. Logo se destacaram, no picadeiro midiático, umas tantas figuras sempre prontas a deitar falação sobre o que quer que fosse. A tal ponto que um dia, na revista em que trabalhava, resolveu-se juntar os falastrões numa só matéria, onde se expusessem ao ridículo. O que se viu foi um economista palpitando sobre balé e um bailarino a discursar sobre finanças. Deu a maior confusão, naturalmente. Mas a matéria deixou exposto um modismo jornalístico inaceitável.

(Adaptado de: WERNECK, Humberto. Esse inferno vai acabar. Porto Alegre, Arquipélago Editorial, 2011, p. 102-103) 

É correto compreender que, ao utilizar a expressão

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    modismos jornalísticos, o autor aponta uma tendência geral da imprensa, e a especifica ao referir uma determinada voga de colher opiniões de figuras públicas. 

    Temos conhecimento da resposta no começo do texto: A propósito dos modismos jornalísticos: na ânsia de surpreender o leitor, houve a voga de colher opiniões de figuras públicas sobre assuntos que fugiam às suas especialidades (=o autor apresenta a ideia do modismo e logo após os dois pontos traz uma explicação de qual modismo é esse que ele fala:  voga de colher opiniões de figuras públicas).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Qual o erro da D?

  • Fausto, quando ele fala de picadeiro midiático esta se referindo ao âmbito que foi criado aos falastrões.

  • Correto letra : C

    o resto é extrapolação do texto

  • (modismos jornalísticos, o autor aponta uma tendência geral da imprensa, e a especifica ao referir uma determinada voga de colher opiniões de figuras públicas).

    Sinceramente extrapola o entendimento do texto essa ideia, porque no texto o que especifica os modismos jornalísticos a meu ver é a ânsia em surpreender o público,o ato de colher opiniões de figuras públicas parece ser um desses atos de surpresa apenas, pois descobrir que determinada figura midiática pensa de um jeito as vezes avesso à opinião de conhecedores do tema é o que implementaria a tal surpresa, podendo haver outros modismos, se não fosse isso, não falaríamos em modismos no plural e sim singularmente.

  • Não entendi, achei que a questão não ficou bem formulada e pode ter mais de uma assertiva correta.

  • Assertiva A

    modismos jornalísticos, o autor aponta uma tendência geral da imprensa, e a especifica ao referir uma determinada voga de colher opiniões de figuras públicas.

     A propósito dos modismos jornalísticos: na ânsia de surpreender o leitor, houve a voga de colher opiniões de figuras públicas sobre assuntos que fugiam às suas especialidades.