SóProvas


ID
3498082
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Galhos retirados de uma mesma planta foram plantados em cinco locais, entre o nível no mar e 3.000 metros de altitude. Os galhos desenvolveram indivíduos adultos geneticamente idênticos, mas todos fenotipicamente diferentes no que se refere à altura das plantas, tamanho das raízes, número e densidade de folhas.


Com relação a esse experimento e seu resultado, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados se devem à norma de reação do genótipo, isto é, às diferentes manifestações do genótipo em relação ao meio ambiente.

II. Condições ambientais modificam o genótipo do indivíduo, resultando em novos fenótipos.

III. A maioria das características determinadas por genes apresenta pouca variação fenotípica, isto é, a plasticidade é limitada a poucos genes.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A Interação de Genótipos com Ambientes (GxE ou I ) pode ser definida como GE sendo o efeito diferencial dos ambientes sobre os genótipos (CHAVES, 2001). De outro modo, resulta da resposta diferencial dos genótipos à variação ambiental.

    Genótipo: entende-se por genótipo a constituição genética total de um organismo. De modo mais prático, é a seqüência de nucleotídeos do DNA (ou um gene) que é transmitida dos genitores à sua progênie.

    Fenótipo: corresponde à formas alternativas de expressão de uma característica, que é dependente do genótipo e do ambiente (RAMALHO et al., 1989). É observável aos níveis físico, morfológico, anatômico e/ou bioquímico. É ainda dependente da expressão de um genótipo em um ambiente.

    Ambiente: Pode ser definido como as circunstâncias ao redor de um organismo ou grupo de organismos (KANG, 1998) e que afetam o seu crescimento e desenvolvimento (RAMALHO et al., 1989). Para BORÉM (1997), são as condições edafoclimáticas, associadas a práticas culturais, ocorrência de pragas e outras variáveis que afetam o desenvolvimento das plantas. De outra forma, é o conjunto de fatos e coisas onde estão inseridas as espécies. Quanto melhor for a caracterização de um ambiente, melhor será o entendimento sobre a relação entre a performance de uma cultura e este ambiente.

    Plasticidade Fenotípica: Segundo BRADSHAW (1965), a plasticidade fenotípica é a forma com que a expressão fenotípica de um dado caracter (determinado por um genótipo) é alterado por diferentes ambientes. "Um genótipo ou caráter tem plasticidade fenotípica (ou resposta "plástica") se este "flexibiliza" ou varia a sua resposta fenotípica para ajustar-se às variações ambientais. É, portanto, um mecanismo adaptativo importante" (DUARTE, J.B.; comunicação pessoal). 

    Fonte: http://www.cpatc.embrapa.br/publicacoes_2003/Livro_GXE.pdf