-
mostrar a provável adequação dessa linguagem à situação comunicativa.
d
-
Qualquer alternativa poderia ser a correta.
-
GABARITO ABSURDO
As alternativas B e D são a mesma alternativa. Se a D é o Gabarito, a B também é. Além disso, as alternativas A e C também estão corretas. Mas discordo do colega Ramón Ramos: a alternativa E não é correta, o professor não deve condenar as variantes linguísticas.
-
Alternativa D
A linguagem coloquial, também é uma linguagem. Não quer dizer que esteja errada, só é abordada de maneira diferente da formal. A comunicação existe, o papel do educador nesse caso é orientar o aluno para um entendimento do texto.
A- Errada
A linguagem irá depender do seu interlocutor.
B- Errada
Quando se fala em interpretação eu tenho que buscar entender o que o autor quer dizer e pra quem ele quer dizer, e não corrigi-lo.
C- Errada
O texto coloquial tem características diferentes do formal. O que não quer esteja errada.
D- Certa
Mostrar o que o autor que dizer com o texto e pra quem. Se o texto tem uma predominância regional, por exemplo. O sotaque massa dos gauchos tem expressões regionais que podem significar a mesma coisa que palavras formais (Sinônimos).
E- Errada
Essa é a mais absurda, "CONDENAR" na interpretação? Xiiiii, essa nem vou comentar!
Bons estudos...
-
SIDNEY MENEZES
A
Não é possível afirmar nada aí sem contexto. Aliás, presume-se que o professor esteja lecionando a norma culta ao aluno, de modo que, quando o aluno apresenta segmento textual expresso em linguagem coloquial, a atitude mais didática do professor é corrigí-lo sim. A alternativa é nula.
B
Ótimo. O professor deixa o aluno escrever errado para o resto da vida. Ótimo professor.
C
Essa alternativa não diz nada sobre linguagem certa ou errada, ela diz "deficiências comunicativas". É uma atitude didática sim mostrar as deficiências comunicativas da linguagem que o aluno usa para mostrar-lhe como superá-las.
-
Pessoal, nos dias atuais muito se fala sobre '' Qual é a linguagem correta ? qual a comunicação mais eficaz ? '' e a conclusão que os grandes gramáticos chegam é a de que a melhor forma de comunicação é aquela que se entende, ou seja, falar culto não é o mais importante se o receptor não entende nada.
GAB LETRA D