SóProvas


ID
3499792
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pessoas instáveis são mais propensas ao uso excessivo do celular


      Embora ainda não exista um consenso sobre a existência ou não da dependência em smartphones, ninguém pode negar que o uso excessivo pode trazer problemas. E um novo estudo encontrou um grupo especialmente propenso a cair nessa cilada: pessoas consideradas instáveis emocionalmente.

      A pesquisa foi feita por uma equipe de psicólogos da Universidade de Derby e da Universidade Nottingham Trent por meio de um questionário on-line com 640 usuários de smartphones de idades entre 13 e 69 anos. O que mais chamou a atenção dos autores foi o fato de que, à medida que os níveis de ansiedade aumentam em um indivíduo, mais ele usa seu smartphone – até como forma de tentar se sentir melhor.

      Alguns especialistas acreditam que o uso do celular pode ser benéfico ao permitir a interação com outras pessoas, mas esse não se mostrou o caso no estudo. É que os usuários mais propensos a um uso excessivo do celular eram justamente aqueles mais “fechados” em relação aos seus sentimentos e emoções.

      “Eles podem estar envolvidos em uso passivo da rede social – que ocorre quando você passa muito tempo no Facebook, Twitter e Instagram vendo comentários, fotos e postagens de outras pessoas, e não publicando nada próprio nem se envolvendo em conversas. Então, não há uma interação social positiva real nas redes sociais para essas pessoas”, diz Zaheer Hussain, um dos autores do estudo.

(Adaptado de: PRADO, Ana. Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br)

Da fala de Zaheer Hussain, no último parágrafo, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    ✓  “Eles podem estar envolvidos em uso passivo da rede social – que ocorre quando você passa muito tempo no Facebook, Twitter e Instagram vendo comentários, fotos e postagens de outras pessoas, e não publicando nada próprio nem se envolvendo em conversas. Então, não há uma interação social positiva real nas redes sociais para essas pessoas”, diz Zaheer Hussain, um dos autores do estudo.

    → Resumidamente, temos algo negativo/prejudicial às pessoas.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • No facebook, por exemplo, é mais prejudicial fazer uso ativo do que passivo.

  • [..Então, não há uma interação social positiva real nas redes sociais para essas pessoas”, diz Zaheer Hussain...]

    gaba d

  • A questão requer interpretação de texto, em que a partir dos dados, possa se chegar a uma conclusão.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – O autor não quer dizer que essas pessoas tenham algum distúrbio, mas que, pelo fato de ficarem vendo postagens dos outros e não publicarem nada de seu e nem interagirem, acabam se isolando socialmente, o que não é nada positivo.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Só se tornam saudáveis quando há uma interação social.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – O texto não discute o conteúdo publicado nas redes sociais, mas sobre o uso excessivo das pessoas frente ao celular.

    ALTERNATIVA (D) CORRETA – O uso passivo da rede social só é prejudicial quando as pessoas ficam apenas presas às postagens alheias, sem publicarem nada de seu e não interagindo socialmente.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Publicar fotos nas redes sociais causa dependência quando há um uso excessivo disso, quando uma pessoa não faz mais nada na vida, ficando somente exposta nas redes sociais.

    Gabarito do professor: Letra D.