SóProvas


ID
3500065
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Os Princípios Orçamentários a serem observados pela contabilidade pública visam a estabelecer diretrizes norteadoras básicas e são válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, estados, Distrito Federal e municípios. São estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina. Um deles, previsto no § 8º do Art. 165 da Constituição Federal, estabelece que a Lei do Orçamento Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Esse é o Princípio da:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    DOS ORÇAMENTOS

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    (...)

    § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    Conceito do princípio da EXCLUSIVIDADE: A LOA só pode tratar sobre orçamento (previsão de receite e fixação de despesas). Ela não pode tratar de outro tipo de assunto

  • Trata-se de uma questão sobre princípios orçamentários.

    Vamos analisar as alternativas.

    A) CORRETO. O princípio da exclusividade proíbe que o orçamento tenha disposições estranhas à previsão de receita e à fixação de despesa. Percebam que ele tem relação com o que é apresentado no enunciado da questão.

    B) ERRADO. O princípio da impessoalidade tem base no Direito Administrativo e é aquele que determina que a Administração Pública deve agir com imparcialidade no desempenho de suas atividades e, por isso, não deve tratar os parti­culares de forma igual. Além disso, esse princípio proíbe a promoção pessoal de agentes públicos através do desempenho da atuação do Estado. Percebam que não tem relação direta com o que é apresentado no enunciado da questão.

    C) ERRADO. O princípio da legalidade é aquele que determina que todos os atos administrativos relacionados ao orçamento devem estar de acordo com as leis e a Constituição. Percebam que não tem relação direta com o que é apresentado no enunciado da questão.

    D) ERRADO. Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, o princípio da moralidade se refere ao dever dos agentes públicos de seguir os valores morais, os bons costumes, as regras da boa administração, os princípios da justiça e da equidade, a ideia comum de honestidade, a ética, a boa-fé e a lealdade. Percebam que não tem relação direta com o que é apresentado no enunciado da questão. Trata-se de um princípio estudado no Direito Administrativo.

    E) ERRADO. O princípio da anualidade ou periodicidade é aquele que determina que o orçamento deve ser autorizado para um certo exercício financeiro, que corresponde ao ano civil. Percebam que não tem relação direta com o que é apresentado no enunciado da questão.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A".