SóProvas


ID
3500386
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Santa Rita - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Apesar de ser uma alternativa linguística admissível dentro do contexto poético e na linguagem literária, o uso da ambiguidade não é recomendado em texto oficiais, cuja objetividade revela-se como um fator primordial.


Identifique nos enunciados abaixo quais deles apresentam ocorrência de ambiguidade em sua construção:

I- Meu terapeuta disse “escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime” Fiz isso mas agora não sei o que fazer com as cartas.

II- Motoqueiro, o capacete é a sua segurança, ponha isso na sua cabeça.

III- Campanha do Governo do Estado contra a violência entra em nova fase.

IV- Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos arrasadores dos juros que são altos.


Marque a alternativa que apresenta situação de ambiguidade.

Alternativas
Comentários
  • Achava que o gabarito seria a B

    Creio que há ambiguidade na IV: Quem são altos? Os efeitos arrasadores ou os juros?

    Se eu estiver errado, corrijam-me

  • Gabarito E

  • Repetições exageradas sem sentido, perdendo assim a sua objetividade.

  • Fala, André!

    Creio que não houve ambiguidade, pois, não alterou o sentido/entendimento da frase, independente se foram os efeitos ou os juros entende-se que a frase mantém a sua lógica sem alterar o contexto. Espero ter ajudado, um abraço e bons estudos ;D

    Afaste-se daquilo que não te fortalece.

  • Na primeira opção, achei que não teria, pois no final o cara disse q tinha queimado as pessoas.
  • Questões mal formuladas e com erros de pontuação.

  • Essa banca ama uma extrapolação...de verdade acreditei ser B.

  • GAB E - I e II

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à ambiguidade, fenômeno que prejudica o atributo da clareza.


    I. Nesta frase há duas possíveis interpretações, visto que, devido ao emprego do pronome oblíquo "as", não está claro qual a orientação do terapeuta, se foi queimar as cartas ou as pessoas. Portanto, essa construção está incorreta.


    II. Nesta frase há duas possíveis interpretações também. Devido ao emprego do pronome demonstrativo "isso", não está claro se o que deve ser colocado na cabeça é o capacete ou a noção de que o capacete traz segurança. Sendo assim, esta construção está incorreta.


    III. A frase apresentada não possui problema de ambiguidade, visto que a informação possui apenas um sentido e  possibilita de imediata compreensão pelo leitor.


    IV. Esta frase também não possui problema de ambiguidade, pois a informação apresentada possui apenas um sentido. 



    A partir da análise acima, verificamos que há ocorrência de ambiguidade nas frases I e II e, portanto, a alternativa correta é a letra E.



    Gabarito do Professor: Letra E.

  • "Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos arrasadores dos juros que são altos" nessa sentença existe ambiguidade sim, são altos os juros ou os efeitos arrasadores?

  • Na opção IV, a frase está mal pontuada. Vi em uma outra questão (UFPA, 2010), que usava a mesma frase, onde estava escrito:

    "Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos, arrasadores, dos juros, que são altos."

    Assim deveria estar a frase.

    Ou seja, na questão, não colocaram as vírgulas, o que levou muitas pessoas a errá-la.