SóProvas


ID
3502156
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Como os estoques constituem parcela considerável dos ativos das empresas, eles recebem um tratamento contábil minucioso e são classificados, principalmente para efeitos contábeis, em cinco grandes categorias. Indique a alternativa que apresenta consideração falsa sobre essas categorias.

Alternativas
Comentários
  • Nunca tinha visto essa classificação.

    Errei.

    Alternativa correta (falsa, na verdade): E

    O estoque consignado é mantido por terceiros, que podem ser distribuidores ou clientes. Na verdade, estamos lidando com um contrato. Nesse caso, a guarda dos produtos é transferida, mas a propriedade continua sendo da empresa.

    Fonte: https://blog.neogrid.com/tipos-de-estoque-quais-sao-e-qual-ideal-para-seu-negocio/

  • Essa B tá certa mesmo? Produtos em processo aguardam apenas a distribuição?

  • Segundo o material do GranCursos:

    "Produtos em processo são matérias–primas que já́ entraram no processo de produção e estão em operação."

    Enquanto: "Produtos acabados são os produtos que saíram do processo de produção e aguardam para serem vendidos como itens completos."

    Eu marcaria B de novo se essa questão caísse em uma prova.

  • Gab. E

    Complementando.

    Estoque em transito

    Estoque que está sendo transportado ao longo dos canais de distribuição, existente em razão da necessidade de se levar um item de um lugar para o outro. O estoque médio em trânsito é impactado diretamente pelo tempo em trânsito do produto.

  • Pois é, Carlos Felipe. Para mim esses são os produtos acabados.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as categorias de estoques. Neste caso, devemos marcar a opção falsa.

    Pessoal, quero deixar claro desde já que a banca acabou se equivocando nesta questão. No fim das contas, o que ele realmente quer é a questão correta. Entenda a seguir.

    Para responder esta questão, recorrei à lição de Petrônio Martins e Renato Campos (2009, P. 170). De acordo com esses autores, "os estoques constituem parcela considerável dos ativos da empresa, eles recebem um tratamento contábil minucioso. São classificados, principalmente para efeitos contábeis, em cinco grandes categorias."

    Os grandes grupos mencionados por Martins e Alt, são:

    • Estoques de materiais
    • Estoques de produtos em processos
    • Estoque de produtos acabados
    • Estoque em trânsito
    • Estoque em consignação

    Agora vejamos mais detalhes sobre cada tipo de estoque:

    • Estoque de materiais: compõe-se por todos os itens usados no processo produtivo, isto é, no processo de transformação em produtos acabados.

    • Estoque de produtos em processo: corresponde ao estoque em que todos os itens já fazem parte do sistema produtivo, mas ainda não dão produtos acabados. São aqueles que começaram a sofrer alterações.

    • Estoque de produtos acabados: é composto por itens que já estão no ponto de entrega aos consumidores finais. Aqui estão inseridos aqueles itens típicos de revenda.

    • Estoque em trânsito: corresponde aos itens que já despachados de uma unidade fabril para outra, no geral da mesma empresa, e que ainda não chegaram no seu destino final.

    • Estoque em consignação: são os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos. Caso contrário, são devolvidos sem ônus.

    Dito isso, podemos concluir que, no fim das contas a banca pediu a alternativa correta (o examinador na tentativa de nos confundir, acabou confundido a si mesmo). Isso fica evidente quando notamos que, com exceção da alternativa "E", todas as demais estão incorretas. A opção "E" é a única, inclusive, que apresenta a definição praticamente copiada na íntegra do bibliografia citada.

    No caso da alternativa "D", os autores nem mesmo colocam o estoques estatísticos como parte das categorias.

    Logo, pessoal, o correto deveria ter sido a anulação da questão, mas isso não aconteceu.

    GABARITO DA BANCA: E

    GABARITO SUGERIDO: ANULAÇÃO

    Fonte:

    MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

  • Estoques consignados: Pertencem ao fornecedor X Estoques em consignação: estoques nas mãos de clientes, mas pertencem à empresa.