A empresa “Cia Preço Sempre Bom S.A.” industrializa e comercializa vários produtos no segmento de vestuários. A empresa possui clientes nacionais e internacionais. No mês de abril de 2018, a empresa efetuou uma venda para o mercado nacional, com prazo de recebimento para 60 dias. Na contabilidade, esse faturamento foi reconhecido no mês em que ocorreu a movimentação. Considerando a situação hipotética, qual(is) regime(s) contábil(eis) foi atendido?
Fiquei na dúvida, a "movimentação" seria o recebimento do valor da mercadoria ou a entregada mercadoria?
Acho que não fica claro, foi só para mim?
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Júlio Cardozo - Estratégia
Assertiva: [...] a empresa efetuou uma venda para o mercado nacional, com prazo de recebimento para 60 dias. Na contabilidade, esse faturamento foi reconhecido no mês em que ocorreu a movimentação [...]
REGIME DE COMPETÊNCIA: Se preocupa com o MOMENTO DA OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR das receitas e despesas, o que não é, necessariamente a entrada ou saída de caixa.
--> O regime de competência reflete os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre reivindicações e recursos econômicos da entidade que reporta nos períodos em que esses efeitos ocorrem, mesmo que os pagamentos e recebimentos à vista resultantes ocorram em período diferente.
REGIME DE CAIXA: Se preocupa com as entradas e saídas de caixa ou equivalentes de caixa
--> Por exemplo: efetuei uma venda de mercadorias no dia 26 de janeiro de 20x0, mas só vou receber em março.
Para o Regime de Caixa, a receita somente será reconhecida quando entrar o “dindin”, isto é, no mês de março, ainda que a venda tenha sido feita em janeiro.