Primeira cidade a sediar a principal reunião dos Brics pela segunda vez, Brasília se prepara para receber os líderes de Rússia, Índia, China e África do Sul. Com o tema Brics: crescimento econômico para um futuro inovador, a cúpula do grupo, que representa cerca de 42% da população, 23% do Produto Interno Bruto (PIB), 30% do território e 18% do comércio mundial, é presidida pelo Brasil em 2019. Para os especialistas, o encontro, realizado em meio a graves crises políticas na América Latina e a agendas distintas dos países-membros, será um desafio para o governo de Jair Bolsonaro.
Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/11/12/interna_politica,805691/com-mudancas-na-cidade-brasilia-se-prepara-para-receber-a-cupula-dos.shtml
LETRA A
Em 2019, o Brasil exerceu a presidência de turno do BRICS, sob o mote “Crescimento Econômico para um Futuro Inovador”. Foram priorizadas iniciativas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, economia digital, saúde, cooperação no combate ao crime transnacional e aproximação entre os setores privados dos cinco países e o Novo Banco de Desenvolvimento. A presidência de turno brasileira organizou mais de cem reuniões ao longo do ano, inclusive 16 em nível ministerial. A Cúpula de Brasília, realizada em 13 e 14 de novembro de 2019, contou com a presença dos cinco Chefes de Estado e de Governo.
LETRA A - BRASÍLIA (BRASIL)
Caso venha a ocorrer uma pergunta onde irá acontecer a próxima reunião;
Em 2020, a presidência de turno do BRICS cabe à Federação da Rússia, que organizará a XII Cúpula do agrupamento em São Petersburgo, no último trimestre do ano.
fonte: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics