SóProvas


ID
3505525
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Honório Serpa - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O parágrafo reproduzido a seguir foi extraído do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, do escritor brasileiro Machado de Assis. Leia-o atentamente e responda à seguinte questão.


“Um tio meu, cônego de prebenda inteira, costumava dizer que o amor da glória temporal era a perdição das almas, que só devem cobiçar a glória eterna. Ao que retorquia outro tio, oficial de um dos antigos terços de infantaria, que o amor da glória era a coisa mais verdadeiramente humana que há no homem, e, conseguintemente, a sua mais genuína feição. Decida o leitor entre o militar e o cônego”

Ainda com base no trecho de Machado de Assis, um dos tios do narrador argumentava que “o amor da glória era a coisa mais verdadeiramente humana que há no homem”. Neste caso, o termo “verdadeiramente” pode ser classificado gramaticalmente como:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito B

    Advérbios Terminados em -mente

    Os advérbios terminados em -mente são derivados de adjetivos (normalmente femininos), cujos acentos gráficos “caem” nesse processo, pois as sílabas tônicas mudam de posição com o acréscimo do sufixo. Por isso, não dê uma garoteada de escrever assim: “Ela está econômicamente bem.”! Outra coisa: nem todos os advérbios terminados em -mente são de modo, como ensinam alguns professores: – Primeiramente, pretendo falar de advérbio. (ordem, sequência, segundo Celso Cunha)

    – Faço provas bimestralmente. (tempo)

    – Ele provavelmente não retornará. (dúvida)

    – Tomei uma cerveja estupidamente gelada. (intensidade)

    – Certamente o Brasil será um país desenvolvido. (afirmação

  • GABARITO: LETRA B

    “o amor da glória era a coisa mais verdadeiramente humana que há no homem”

    → Temos uma clássica terminação de advérbio (mente).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!