-
Examine o parágrafo a seguir, extraído da obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, para responder às próximas questões. “Eram esses os seus hábitos; ultimamente, porém, mudara um pouco; e isso provocava comentários no bairro. Além do compadre e da filha, as únicas pessoas que o visitavam até então, nos últimos dias, era visto entrar em sua casa, três vezes por semana e em dias certos, um senhor baixo, magro, pálido, com um violão agasalhado numa bolsa de camurça. Logo pela primeira vez o caso intrigou a vizinhança. Um violão em casa tão respeitável! Que seria?”
✅ Gabarito A
A) "...um senhor baixo, magro, pálido..."características do senhor.
"...Um violão em casa tão respeitável!..." casa respeitável
B) Substantivos
C) Vários
➤ Ultimamente - advérbio
➤ pouco - pode ser advérbio de intensidade,pronome indefinido.
➤ primeira - numeral
D) VERBOS
➤ mudara (pretérito mais-que-perfeito do indicativo)
➤ provocava (pretérito imperfeito do indicativo)
➤ visitavam (pretérito imperfeito do indicativo)
Qualquer erro,mandem-me uma mensagem no privado!
-
GABARITO: LETRA A
a) Baixo - magro - respeitável → todos termos são adjetivos (expressam qualificação).
b) Hábitos - comentários - dias → ambos termos são substantivos (nomeiam algo).
c) Ultimamente - pouco - primeira → temos um advérbio; um pronome indefinido ou um advérbio de intensidade e um numeral.
d) Mudara - provocava - visitavam → ambos termos são verbos (exprimem ações).
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Assertiva A
Baixo - magro - respeitável.
-
Trata-se de morfologia essa questão, isto é, de classificação morfológica. Quis o enunciado o reconhecimento de adjetivos, palavras que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe nova roupagem. Vejamos o fragmento textual:
"Eram esses os seus hábitos; ultimamente, porém, mudara um pouco; e isso provocava comentários no bairro. Além do compadre e da filha, as únicas pessoas que o visitavam até então, nos últimos dias, era visto entrar em sua casa, três vezes por semana e em dias certos, um senhor baixo, magro, pálido, com um violão agasalhado numa bolsa de camurça. Logo pela primeira vez o caso intrigou a vizinhança. Um violão em casa tão respeitável! Que seria?"
a) Baixo - magro - respeitável.
Correto. Veja o substantivo "senhor" é caracterizado por "baixo" e "magro"; já "casa", por "respeitável";
b) Hábitos - comentários - dias.
Incorreto. São todos substantivos;
c) Ultimamente - pouco - primeira.
Incorreto. Os dois primeiros vocábulos são advérbios; o terceiro, numeral;
d) Mudara - provocava - visitavam.
Incorreto. São todas formas verbais.
Letra A
-
Pessoal que utiliza o gerador de simulados do QC, me ajudem a solicitar a melhora nesse sistema de simulado, não permitem a 'impressão' (ou salvar como PDF) mais de 20 questões, algo totalmente sem sentido.. dentre outros problemas com os simulados.
-
Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.
Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moça bondosa, pessoa bondosa.
-
Sem drama... pq isso tudo?
Aqui é útil a regra do "tão" . Se antes do termo for possível encaixar um "tão" e fizer sentido = Adjetivo ( funciona em 99% dos casos)
um senhor (TÃO) baixo, (TÃO) magro, (tão) respeitável
Às vezes complicamos a maravilhosa língua portuguesa !