SóProvas


ID
3508255
Banca
FAFIPA
Órgão
Cispar - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2


Polícia descobre ponto de distribuição de drogas em bairro nobre de SP


A Polícia Civil de São Paulo descobriu um esquema de distribuição de drogas que funcionava em um escritório comercial nos Jardins, uma das áreas mais nobres de São Paulo. Cinco pessoas foram presas, e 30 tijolos de cocaína, duas armas e R$ 263 mil foram apreendidos.

Os policiais Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) investigavam a dona de uma empresa de webdesign instalada em um escritório na alameda Santos, próximo do Parque Trianon. No local, havia grande movimentação de veículos de luxo.

Os agentes interceptaram um táxi que saía do estacionamento do prédio na noite desta quinta-feira (10). Com o motorista, encontraram uma bolsa com sete tijolos de cocaína, que teriam como destino o Guarujá, no litoral do estado. 

Os policiais entraram no prédio e perguntaram pela empresária, que estava em uma sala de reuniões no primeiro andar. Além da mulher, mais três homens estavam no local, que foi cercado. Havia duas bolsas sobre a mesa da sala, uma com 23 tijolos de cocaína e outra com R$ 263 mil em dinheiro.

Os cinco presos foram autuados por tráfico de drogas e por associação para tráfico.

(Fonte: Folha de São Paulo, 11/10/2019)

A deliberação do autor na escolha dos termos utilizados em um texto apresenta o sentido pretendido. O texto 2 consiste numa notícia cuja circunstância se dá num bairro nobre da cidade de São Paulo – Jardins – e não em uma favela. É evidente a escolha do autor por termos mais brandos como “ponto de distribuição” e “empresária” em detrimento, respectivamente, de “boca” e “traficante”. Assinale a alternativa que apresenta o recurso linguístico, cujo intuito seja atenuar o sentido do que se pretende expressar para não causar incômodo ou mal-estar aos sujeitos envolvidos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A pergunta já nos traz a resposta: Assinale a alternativa que apresenta o recurso linguístico, cujo intuito seja atenuar o sentido do que se pretende expressar para não causar incômodo ou mal-estar aos sujeitos envolvidos.

    O eufemismo traz uma suavização de uma ideia negativa.

    – Agora ele foi para o andar de cima. Descansou. (relativo à morte)
    – Ela trabalha higienizando locais contendo detritos orgânicos. (fezes e urina)

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • gabarito letra B

    Prosopopeia. ➡ figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes; personificação, metagoge.

    Eufemismo. ➡ Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a do eufemismo.

    Aliteração ➡ repetição de fonemas idênticos ou parecidos no início de várias palavras na mesma frase ou verso, visando obter efeito estilístico na prosa poética e na poesia (p.ex.: rápido, o raio risca o céu e ribomba )

    Hipérbole ➡ ou auxese é a figura de linguagem que ocorre quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Em termos simplificados, a hipérbole consiste na expressão evidentemente exagerada de uma ideia. 

    Sinestesia ➡ está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão. Sendo assim, estabelece uma relação entre planos sensoriais diferentes. EX: “O sol de outono caía com uma luz pálida e macia”.

    bons estudos

  • O desejo é suavizar uma expressão..

    O eufemismo caracteriza-se pela substituição de palavras ou expressões com o objetivo de suavizar a mensagem, torná-la menos chocante. Termos rudes são trocados por palavras mais brandas, permitindo falar de coisas desagradáveis de uma forma melhor, embora o sentido essencial permaneça inalterado.

    Bons estudos!

  • Eufemismo suaviza.

    Disfemismo piora o que já é ruim.