SóProvas


ID
350842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Acerca dos contratos regidos pelo Código Civil, julgue os itens
a seguir.

Poderá ocorrer a resolução do contrato de execução continuada ou a termo quando as prestações tornarem-se excessivamente onerosas para uma das partes, com extrema vantagem para a outra, em decorrência de acontecimento extraordinário e imprevisível superveniente à formação do contrato, capaz de gerar mudanças nas condições econômicas sob as quais foi celebrado.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    A
    extinção de um contrato ocorre, em regra, pela sua execuçãoseja ela instantânea, diferida ou continuada. Porém, o contrato pode se extinguir pelo seu não cumprimento. Divide-se tal classificação em duas vertentes, a saber "causas anteriores ou contemponâneas à formação do contrato" e "causas supervenientes à formação do contrato".

    No tocante à segunda ramificação, o contrato poderá se extinguir por resolução, resilição, morte de um dos contratantes e rescisão.


    Resolução: como consequência do seu inadimplemento voluntário, involuntário ou por onerosidade excessiva.
       
     De acordo com o art. 478, nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação. 
    Resilição: pela vontade de um (denúncia, revogação, renúncia e resgate) ou de ambos os contratantes (distrato).
        A resilição unilateral pode ocorrer somente nas obrigações duradouras, contra a sua renovação ou continuação, independentemente do não cumprimento da outra parte. Possui efeitos ex nunc.
        Os efeitos do distrato são ex nunc.
    Morte de um dos contratantes: só acarreta a dissolução dos contratos personalíssimos.
       → Opera-se ex nunc.
    Rescisão: modo específico de extinção de certos contratos.
       → Deve ser usado em contratos como os que ocorreram lesão ou que foram celebrados em estado de perigo.
  • Então execução diferida é o mesmo que "a termo"? Não entendi...

  • As execuções podem ser imediatas (ou instantâneas), diferidas (ou retardadas, ou a termo) e sucessivas (ou continuadas). Precisava conhecer o artigo 478 e saber que diferida é o mesmo que a termo.