Capitalismo industrial ou concorrencial
Mais adiante, com o advento da Revolução Industrial, a burguesia assume a produção em uma escala muito maior que o período anterior empregando com maior eficiência e exploração os recursos naturais (matéria-prima, energia), técnicos (com a invenção de máquinas) e humanos (contratando mão-de-obra assalariada). A efetiva separação entre os meios de produção, agora sob controle da burguesia, e a força de trabalho leva ao surgimento do proletariado. A partir do século XIX o mundo assiste um novo movimento colonial caracterizado, entre outras coisas, pela avidez das potências industriais européias em dominar novos territórios, em assegurar o controle de matérias-primas e energia e em dominar novos mercados.
Constitui-se a indústria moderna inicialmente com intensa concorrência entre vários produtores em um mesmo segmento do mercado.
A realidade criada nesse contexto insufla os nacionalismos e políticas imperialistas que acabarão por produzir duas guerras mundiais no século XX.
No período entre essas guerras, mais precisamente em 1929, a crise da Bolsa de Nova Iorque, que repercute por quase todo o mundo, mostra a necessidade da intervenção do Estado na economia, como um regulador, fiscalizador e participante (com o aparecimento das empresas estatais). O Estado passa a atuar na formulação das políticas econômicas através do controle dos juros, das exportações e importações, empréstimos, investimentos, preços... O objetivo é evitar crises como a de 1929 gerenciando setores da produção, as atividades da iniciativa privada e também assumindo importante papel na montagem da infra-estrutura que seria utilizada pelos setores produtivos.
A partir do século XVIII, a Inglaterra industrializa-se aceleradamente e, depois dela, a França, a Bélgica, a Alemanha e a Itália. Nesta fase, a máquina a vapor é introduzida nos transportes terrestres (estradas-de-ferro) e marítimos (barcos à vapor).
O regime econômico da primeira fase da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (século XVIII) será determinante para a nova dinâmica econômica e irá iniciar o Capitalismo Industrial, também conhecido como Capitalismo Concorrencial.
A Revolução Industrial irá se caracterizar pela implantação de métodos que dinamizam o processo produtivo de produtos manufaturados e dão nova agilidade para os fluxos econômicos.
Resposta: E