Gabarito: A
Meios de pagamento são a quantidade de moeda que o poder público tem. Abarcam também os depósitos à vista realizados em bancos que são comerciais. Estão ligados aos agregados monetários.
Os agregados monetários, por sua vezes, dependem da liquidez, que é quanto tempo e com que facilidade um ativo se converte em valor.
Assim, estes agregados envolvem diferentes meios de pagamento:
1. Meios de Pagamento Restritos: chamados de M1. Os Meios de Pagamento Restritos representam os depósitos à vista e o papel-moeda que está em poder público;
2. Meios de Pagamento Ampliados: representados por M2 e M3. Os Meios de Pagamento Ampliados M2 são os M1 acrescidos de depósitos especiais remunerados, títulos que instituições depositárias emitem e depósitos da poupança. Por sua vez, os Meios de Pagamento Ampliados M3 equivalem aos M2 acrescidos de cotas de fundos de renda fixa e operações compromissadas que tenham registro no Selic;
3. Poupança Financeira: a Poupança Financeira é representada por M4. M4 é M3 acrescido de títulos públicos com liquidez alta.
Assim a transferência da caderneta de poupança para a conta corrente implica em elevação dos meios de pagamento.
Disponível em: <https://www.sunoresearch.com.br/artigos/meios-de-pagamento/>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.