Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre Carga Excedentária.
A carga excedentária é o peso morto causado pela introdução de imposto. Assim, quando o governo introduz um imposto no mercado, ele aumenta o preço pago pelos consumidores e diminui o preço recebido pelos produtores.
Dessa forma, o governo diminui a demanda e a oferta, o que causa a carga excedentária. Essa carga excedentária possui uma relação com a elasticidade preço da demanda (EPD) e com a elasticidade preço da oferta (EPO).
Quanto maiores a EPO e a EPD, maior será o peso morto. Isso acontece porque maiores EPO e EPD significam que consumidores e ofertantes são bastante sensíveis a aumentos de preço, o que faz com que os consumidores diminuam muito a demanda se o preço aumentar e que os ofertantes diminuam muito a oferta se o preço recebido por eles diminuir.
Dessa forma, quanto maiores EPO e EPD, mais os agentes irão reagir ao aumento de preços e, portanto, maior será a carga excedentária.
Portanto, das alternativas, a única que apresenta uma relação correta é a letra B.
Vamos analisar as alternativas!
A) Errada. A relação é com a EPD e não com o preço. Se o preço for maior, mas a EPD for baixa, a carga excedentária não será maior.
B) Certa. Conforme visto acima.
C) Errada. Se o governo necessitar arrecadar mais, ele precisa cobrar impostos de mercados INELÁSTICOS. Em mercados assim, a carga excedentária é menor.
D) Errada. Como o imposto aumenta o preço do bem tributado, o consumidor pode tentar substituir o bem tributado por outro bem substituto (e não tributado). Quanto mais o consumidor puder consumir bens substitutos, maior será o peso morto (já que ele deixará de consumir o bem tributado, aumentando o peso morto). De forma semelhante, se a presença de bens substitutos for menor, o peso morto também será menor.
E) Errada. Quanto menor for a alíquota do tributo, menos tributos teremos e, portanto, menor será o peso morto.
Gabarito do Professor: Letra B.