“Livrai-me Senhor da fome, da peste e da guerra". Este era um mantra da população camponesa na Europa Ocidental assolada por estes flagelos no século XIV.
A fome por conta de problemas de escassez de produção , aumentada pela guerra e pela peste. A guerra por terras e poder, interesse de nobres, muitos deles retornados das Cruzadas, tendo visto suas terras tomadas. A peste, resultado do intercâmbio comercial com o oriente, difundiu-se pela Europa com enorme rapidez por conta do comércio e das guerras. Foi agravada pela fome e pelas péssimas condições de higiene das cidades e das gentes.
Além disso, havia a crença de que a peste bubônica era um “flagelo de Deus". Portanto, a melhoria da urbanização e limpeza das cidades não foi rápida. Ratos não foram eliminados forma imediata, como deveria ter acontecido , pois são transmissores da peste bubônica, através das pulgas que carregam .
Houve mais de uma onda de peste e é possível encontrar registros de casos de peste em alguns lugares da Europa até o século XVII.
Entre as alternativas há uma que contém uma afirmativa adequada a este momento histórico.
A) CORRETA- A mortalidade da peste bubônica na Europa foi avassaladora. Um terço da população europeia morreu. Desta forma houve escassez de mão de obra para a produção, o que agravou a questão da fome.
B) INCORRETA - A primeira parte da afirmativa está correta. A peste, transmitida pela urina dos ratos, chegou através de navios e portos. A península Ibérica foi a única região onde não houve ondas de peste, devido a seu relativo isolamento em relação ao resto do território europeu.
C) INCORRETA- A peste não foi provocada pela fome e desnutrição. Ela foi tornada mais aguda e mais letal por conta destas condicionantes negativas. Pode, no entanto, ter sido um elemento favorável à centralização de poder pelo enfraquecimento generalizado de donos de terras, facilitando a senhores com maior rede de apoio a conquista e centralização de poder nascida da autoridade sobre terras e gentes.
D) INCORRETA – Desde o século XIII, as rotas comerciais da Europa vinham se tornando cada vez mais dinâmicas. Desta forma, a circulação de mercadorias tornou-se intensa, principalmente na área das cidades italianas no Mediterrâneo e na região do Mar do Norte, onde havia intensa atividade comercial entre cidades alemãs, inglesas e da região de Flandres. A economia de subsistência já não era mais a atividade única ou predominante em todas as regiões da Europa. – A peste negra foi contida com base no controle de roedores e de pulgas, principalmente em áreas de grande contingente populacional. Uma vez que os ratos, camundongos e esquilos eram os hospedeiros das pulgas que transmitiam a doença.
E) INCORRETA – As guerras dentro da Europa consumiam todas as energias. A Segunda Cruzada foi a Guerra da Reconquista na Península Ibérica contra os muçulmanos.
Gabarito do professor: Letra A.