SóProvas


ID
3509797
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A entrega pacífica do governo a um adversário pressupunha um elevado nível de automoderação. O mesmo determinou a boa vontade de um governo em não usar os seus grandes recursos do poder na humilhação ou destruição de predecessores hostis ou opositores (...). As técnicas militares deram lugar às técnicas verbais do debate feitas de retórica e de persuasão, a maior parte das quais exigia mais contenção geral, identificando, de modo nítido, esta mudança com um avanço da civilização.
Norbert Elias, A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.

O processo histórico britânico ofereceu, entre os séculos XVII e XIX, modelos institucionais e práticas políticas importantes. A respeito deles, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Entre os séculos XVII e XIX, a Grã Bretanha passou por diferentes processos históricos em sua vida política, caracterizados como Revolução Inglesa. As etapas foram Revolução Puritana, República de Oliver Cromwell e Revolução Gloriosa, com o estabelecimento da Monarquia de forma Parlamentarista. 
    O Parlamento Britânico foi fundado em 1707, composto por uma Câmara dos Comuns e outra dos Lordes. Ambas as câmaras tinham, como membros integrantes, os representantes da nobreza, do clero e da burguesia. O monarca é o terceiro elemento deste Parlamento. Revoluções Inglesas do século XVII e situação da Monarquia Parlamentarista Inglesa a partir daí são temas clássicos fundamentais para a resposta correta desta questão
    A) INCORRETA - O Parlamento foi estabelecido na Inglaterra no ano de 1707, mesmo assim o século XVIII e XIX foram marcados pelos debates sociais em função dos descontentamentos com as políticas de cercamento dos campos e das questões trabalhistas em função da Revolução Industrial. 
    B) CORRETA - As lutas sociais entre católicos e protestantes, operariado e patronato, o estabelecimento da República de Cromwell só tiveram fim com o a morte de Oliver Cromwell e o reestabelecimento da Monarquia com o apoio do Parlamento e com o apoio da Escócia. 
    C) INCORRETA – A república de Cromwell não foi responsável pelo fim das turbulências politicas. Cromwell, apoiado pelo Exercito, se impôs sobre o Conselho de Estado e o Parlamento. Seu objetivo foi eliminar as características feudais do estado absolutista, como o direito feudal e a concentração da política sob a égide dos nobres. Cromwell foi centralizador na área política e liberal na área econômica. 
    D) INCORRETA - Não houve uma tentativa de conciliação entre anglicanos, calvinistas e católicos, pois os grupos sociais que apoiavam os absolutistas, eram essencialmente católicos e protestantes, em sua maioria, estavam favoráveis ao parlamentarismo. 
    E) INCORRETA – O Parlamento Inglês era bicameral e possuía representantes da nobreza, do clero e da burguesia territorial e mercantil enriquecida. Entretanto, o voto para os representantes no Parlamento era censitário. O voto universal só foi estabelecido à época da primeira guerra mundial
    Gabarito do professor: Letra B.
  • O regime britânico sofreu muitas lutas sociais e golpes de Estado para que se consolidasse, a exemplo: Imposição da Carta Magma ao rei João sem Terra , Revolução puritana, Revolução gloriosa.

    Os britânicos brigaram muito para ter uma autonomia parlamentar desprovida da autoridade déspota do Rei, então com muita luta conseguiram ter um regime Parlamentar e Monárquico forte e atuante.

    LETRA C

    APMBB