SóProvas


ID
3509854
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite de quinta‐feira (21/03/2019), provocando grandes danos na cidade de Beira. Cerca de 500 mil pessoas ficaram sem energia, afetando também o setor de comunicações.
Disponível em https://www.climatempo.com.br/. Adaptado.

Essa notícia refere‐se ao Ciclone Tropical que atingiu principalmente Moçambique, Zimbábue e Malaui. Eventos dessa magnitude e superiores – o Ciclone Idai atingiu apenas a categoria 2 em uma escala de 1 a 5 – ocorrem em outros locais do planeta e não repercutem da mesma forma, com a perda de centenas de vidas. Isso ocorre em função

Alternativas
Comentários
  • Tal fato ocorre devido as características socioeconômicas da região com populações vulneráveis e reduzida capacidade do poder público em prestar atendimento à população. Letra E.

    Um ciclone é um fenômeno natural de alto impacto que pode resultar em um grande número de vítimas, pois apresenta relação direta com a sua intensidade.

    Mas além disso, é fundamental a consideração de outros fatores, como por exemplo, a densidade demográfica da região atingida, assim como, o nível de desenvolvimento da infraestrutura.

    Além disso, a capacidade do poder público de organização do espaço para mitigação do impacto exerce importante influência.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/25184385#readmore

  • Os ciclones formam-se devido à movimentação do ar gerada em uma área de baixa pressão atmosférica. Essas áreas apresentam, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, pressão atmosférica inferior às que as circundam. Os ventos nessas áreas sopram para dentro e diferem-se em cada hemisfério.