SóProvas


ID
3509857
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo. Desde então, o panorama da habitação mudou totalmente. “(...) Estamos assistindo uma onda de especulação imobiliária (...) que agora se foca no aluguel”, explica Daniel Pardo da Associação de Moradores para um Turismo Sustentável. “Este fenômeno pôs em marcha um processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos”, acrescenta. Onde a pressão da especulação imobiliária internacional e a indústria do turismo causaram um aumento substancial nos preços dos aluguéis, os catalães têm hoje de gastar mais de 46% dos seus salários com o aluguel. Para os jovens até os 35 anos, a taxa de esforço aumenta até os 65% (...). “Não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas com maior poder de compra”, diz a porta‐voz do Sindicato dos Inquilinos. Só em Barcelona, 15 fundos de investimento imobiliário possuem 3.000 apartamentos.
“Os habitantes querem a sua cidade de volta”. Reportagem de Ulrike Prinz para o Goethe‐Institut Madrid. Maio/2018. Adaptado.

Os conceitos que explicam as dinâmicas urbanas descritas no excerto são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Gentrificação : o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local.

    Segregação: afastamento, separação

    Conurbação: extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um conjunto.

  • GABARITO LETRA B

    -GENTRIFICAÇÃO: Muda o perfil social da região, mas mantêm as características (como: boêmio)

    • Atuação do capital privado e estatal. 
    • Qual a relação da especulação imobiliária com a gentrificação? A especularização imobiliária aumenta o preço do local e “obriga” as pessoas mais pobres a saírem dali, pois aumenta o custo da área, logo, muda o perfil social.

    -ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIO: Investir em imóveis/solo esperando obter lucro futuro com a valorização da área com a introdução de infraestrutura feita por capital privado ou público. Isso não é ilegal, mas para coibir a ação o Estado coloca mais impostos, por exemplo.