-
PARA OS NÃO ASSINANTES, GABARITO A
-
PARA OS NÃO ASSINANTES, GABARITO A
-
Art. 17 do ECA. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
-
Ultimamente os concursos estão cobrando do concurseiro uma boa memoria do que conhecimento
-
A questão exige o conhecimento estampado no art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que versa sobre o direito ao respeito. Antes de adentrar no dispositivo, é importante ressaltar que o direito ao respeito é uma proteção especial conferida à criança e ao adolescente que não consta no rol dos direitos individuais gerais (da Constituição Federal).
Art. 17 ECA: o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
Conforme se observa da redação do art. 17, a única alternativa que traz corretamente a redação do art. 17, que prevê os desdobramentos do direito ao respeito, é a letra A. As demais são, portanto, incorretas.
GABARITO: A
-
O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
DIREITO AO RESPEITO: INVIOLABILIDADE DA INTEGRIDADE FÍSICA PSIQUICA E MORAL
PRESERVAÇAO DA IMAGEM IDENTIDADE AUTONOMIA VALORES CRENÇAS ESPACOS E OBJETOS
-
Em questões de Estatuto da Criança e do Adolescente, quando estiver em dúvida, sempre considere que a criança e o adolescente têm direitos de mais que de menos.