GABA. D
A célula Tropical – também chamada de célula de Hadley – ocorre nas zonas de baixas latitudes, ou seja, nas regiões localizadas entre a Linha do Equador e os trópicos de câncer e de capricórnio. Esta circulação está intimamente relacionada aos ventos alísios, às zonas tropicais úmidas, desertos subtropicais e correntes de jato.
A célula de Ferrel ocorre nas zonas de médias latitudes, caracterizando um movimento dos ventos que ocorrem próximos à superfície em direção aos polos. Nesse processo, as massas de vão se resfriando e subindo, retornando para o seu local de origem e completando o ciclo.
Por fim, a célula Polar ocorre nas zonas de altas latitudes, mais próximas aos polos. As massas de ar oriundas das outras células, ao chegarem aos polos, ficam carregadas de umidade e sofrem uma brusca queda de temperatura, dispersando-se, assim, para as regiões tropicais, provocando a ocorrência de fenômenos climáticos associados ao frio e à elevada umidade. Nas regiões de menor latitude, as temperaturas alcançam 10°C nos meses mais quentes. Nesses locais, é possível visualizar, nos curtos verões, a vegetação rasteira . Dessa maneira, está localizada em partes das áreas temperadas e polares da superfície terrestre, ou seja, em regiões de elevada latitude. Logo, a vegetação da tundra está distribuída ao longo do extremo norte do planeta, em áreas de clima polar e também de clima frio de montanha, nas porções setentrionais da , e , assim como em toda a região do Ártico.
OBS.: Não entendi o porquê de ter sido a letra D. Levando em conta o que pesquisei, achei mais coerente ser a sequência: floresta tropical, desertos e tundra.