Siga @fisiomauriciooliva - conteúdo para concursos em fisioterapia no instagram
Alternativa: D
Marcha escarvante: É uma marcha típica das lesões cerebelares. MARCHA ESCARVANTE (Parética ou marcha do polineurítico): O paciente apresenta um caminhar arrastando a ponta do pés no solo , pela fraqueza na dorsiflexão. O paciente tenta fazer uma compensação elevando os joelhos na tentativa de não arrastar os pés.
Marcha anserina ou de pato: É observada em indivíduos que apresentam a fraqueza nos músculos pélvicos ou crural, ele acentua a lordose lombar e alterna a inclinação do tronco lateralmente, objetivando melhorar o equilíbrio.
Nervo tibial: O nervo tibial é um nervo originado do nervo ciático (ou isquiático). Supre os músculos do compartimento posterior da perna. Inerva os músculos flexores superficial e profundo dos dedos, gastrocnêmio, poplíteo, sóleo.
Nervo fibular: O nervo fibular fornece inervação motora para os músculos do compartimento anterior da perna. As duas mais importantes funções são a dorsoflexão do tornozelo e extensão dos dedos, que são ambos os componentes principais da marcha normal.
Note que o músculo tibial anterior é inervado pelo nervo fibular e o músculo sóleo e gastrocnênio é inervado pelo nervo tibial!!!