SóProvas


ID
3515470
Banca
RBO
Órgão
Câmara Municipal de Itapevi
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o trecho do texto abaixo para responder a questão:

Meu tipo inesquecível
Ivan Angelo

“Era uma boa idéia: todo mês, um escritor conhecido escrevia na antiga revista Seleções um texto na primeira pessoa sobre alguém que fora marcante no seu passado. Muitas vezes, parecia a biografia de um desconhecido escrita por um famoso, e o mote da série dizia tudo: meu tipo inesquecível. No caso a seguir, nem o lembrado é desconhecido nem o escritor é famoso - valem apenas o mote e o título. Por que inesquecível? Pela determinação e pela tragédia.

Flávio Márcio tinha feito 34 anos havia pouco, 5 de março de 1979 (faria 70 agora), era um dos mais festejados novos autores do teatro brasileiro, ainda ouvia o eco dos aplausos ao espetáculo Réveillon, consagrado pelos prêmios, pela critica e pela bilheteria, quando morreu encharcado de sangue dentro do táxi que o levava para o hospital.

Havia chegado a São Paulo dez anos antes, vindo de Belo Horizonte, com uma franja de cabelos alourados muito lisos caindo sobre um dos olhos, um sorriso entre o tímido e o sedutor, grandes mãos contrastando com o gestual estudado de delicadeza gay, alto, esguio, trazia textos teatrais em andamento, misturados com entusiasmo pelo cinema, pela literatura e pelo jornalismo. E em outra pasta escondia alguns medos, a fragilidade e a vontade de ser querido. Desfez-se do sobrenome sírio, Salim, pois achava que não combinava com o tipo físico que desenhara para si, com ares de príncipe russo.

Veio - tive alguma culpa nisso - para trabalhar no Jornal da Tarde, e logo se destacou pela qualidade do texto, pela vontade de conquistar espaços. Foi repórter de artes, redator, crítico de cinema, editor...Seu texto precioso acabou tornando-o redator da primeira página do diário. Defeitos? Tinha: mitõmano, vaidoso. Mas, até nisso, era encantador." ( - ) ...

Revista Veja São Paulo, edição de 11/03/2015. última página.

No trecho abaixo, a utilização da palavra eco refere-se a uma figura de linguagem conhecida como:

...ainda ouvia o eco dos aplausos ao espetáculo Réveillon, consagrado pelos prêmios, pela critica e pela bilheteria, ...

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ✓ ...ainda ouvia o eco dos aplausos ao espetáculo Réveillon, consagrado pelos prêmios, pela critica e pela bilheteria, ...

    ➥ Ocorreu uma metáfora, trata do emprego da palavra fora do seu sentido básico, recebendo nova significação por uma comparação entre seres de universos distintos. No caso, ocorreu uma comparação implícita para simbolizar muitos aplausos, como se estivesse ocorrendo um "eco" (=som refletido).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) Neologismo --> Utilização de novas palavras, compostas a partir de outras que já existem (num mesmo idioma ou não). Ex: Blogueiro

    C) Metonímia --> empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Ex: Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis.

    D) Sinestesia --> mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão. Ex: E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frêmito alegre e doce.