SóProvas


ID
3518494
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O emprego (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase está correto na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    A) ERRADA: Para o educador Mozart Neves Ramos, o importante é construir a escola atendendo as exigências dos tempos atuais, mas, além disso, precisamos passar a uma visão educacionista que nos diga como levar às novas ideias para as 200 mil escolas e aos 2 milhões de professores que atendem à 50 milhões de alunos e como levar a todo o país às boas experiências de escolas e de cidades já em prática hoje.

    B) ERRADA: Para o educador Mozart Neves Ramos, o importante é construir a escola atendendo às exigências dos tempos atuais, mas, além disso, precisamos passar à uma visão educacionista que nos diga como levar as novas ideias para as 200 mil escolas e aos 2 milhões de professores que atendem à 50 milhões de alunos e como levar à todo o país as boas experiências de escolas e de cidades já em prática hoje.

    C) CORRETA: Graças à competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início à carreira vitoriosa que viria a abraçar anos mais tarde e que a conduziria à fama e ao reconhecimento público.

    D) ERRADA: Graças à competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início a carreira vitoriosa que viria à abraçar anos mais tarde e que à conduziria a fama e ao reconhecimento público.

    E) ERRADA: Graças a competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início a carreira vitoriosa que viria a abraçar anos mais tarde e que a conduziria à fama e ao reconhecimento público.

  • ✅ Gabarito: C

    A) Para o educador Mozart Neves Ramos, o importante é construir a escola atendendo as exigências dos tempos atuais, mas, além disso, precisamos passar a uma visão educacionista que nos diga como levar às novas ideias para as 200 mil escolas e aos 2 milhões de professores que atendem à 50 milhões de alunos e como levar a todo o país às boas experiências de escolas e de cidades já em prática hoje → INCORRETO. O verbo "atender" é usado como transitivo direto ou indireto (atendendo alguma coisa OU a alguma coisa: as exigências OU às exigências); crase incorreta antes do numeral; levar alguma coisa, sem preposição (=as novas ideias; as boas experiências).

    B) Para o educador Mozart Neves Ramos, o importante é construir a escola atendendo às exigências dos tempos atuais, mas, além disso, precisamos passar à uma visão educacionista que nos diga como levar as novas ideias para as 200 mil escolas e aos 2 milhões de professores que atendem à 50 milhões de alunos e como levar à todo o país as boas experiências de escolas e de cidades já em prática hoje → INCORRETO. Crase incorreta antes do artigo indefinido "uma".

    C) Graças à competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início à carreira vitoriosa que viria a abraçar anos mais tarde e que a conduziria à fama e ao reconhecimento público → CORRETO. Vide a letra "d".

    D) Graças à competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início a carreira vitoriosa que viria à abraçar anos mais tarde e que à conduziria a fama e ao reconhecimento público → INCORRETO. Dando início a alguma coisa (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "carreira" (=crase: à carreira). Não temos crase antes de verbo.

    E) Graças a competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início a carreira vitoriosa que viria a abraçar anos mais tarde e que a conduziria à fama e ao reconhecimento público → INCORRETO. Graças a alguma coisa (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "competência" (=crase: à competência).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão exige conhecimento de crase. Queremos encontrar a alternativa correta.

    Emprega-se o acento grave nos casos de crase e aqueles indicados em emprego do à acentuado.

    1. "Na contração da preposição a com as formas femininas do artigo o ou pronome demonstrativo o: à (de a+a), às (de a+as).
    2. Na contração da preposição a com o a inicial dos demonstrativos aquele, aquela, aqueles, aquelas, e aquilo ou ainda da mesma preposição com compostos aqueloutro e suas flexões: àquele(s), àquela(s), àquilo, àqueloutro(s), àqueloutras(s).
    3. Na contração da preposição a com os pronomes relativos a qual, as quais: à qual, às quais."

    Analisaremos agora cada alternativa. Vejamos:

    a) Incorreta.

    1-"atendendo as exigências", verbo exigindo regência "a" e o substantivo "exigências sendo acompanhado pelo artigo. deveria ter crase.

    2- "levar às novas ideias", crase incorreta, porque o verbo levar é transitivo direto.

    3- "atendem à 50 milhões", não tem crase antes de numeral.

    4- "levar a todo o país às boas experiências", não tem exigência de preposição.

    b) Incorreta.

    1- "precisamos passar à uma visão", não tem crase antes de artigo indefinido.

    2- "atendem à 50 milhões", não tem crase antes de numeral.

    3- "levar à todo", não tem crase antes de pronome indefinido.

    c) Correta.

    "Graças à competência", temos a preposição "a" regida pelo nome + o artigo definido que acompanha o nome "competência".

    "dando início à carreira" temos a preposição "a" regida pelo verbo + o artigo que acompanha o substantivo "carreira"

    "conduziria à fama " temos a preposição "a" regida pelo verbo + o artigo que acompanha o substantivo "carreira"

    d) Incorreta.

    1-"dando início a carreira", faltou a crase, pois tem preposição + artigo "a".

    2- "viria à abraçar", não temos crase antes de verbo. 

    3- "que à conduziria", não tem crase antes de verbo.

    e) Incorreta.

    1- "Graças a competência", faltou a crase, pois tem a preposição + artigo. "a".

    2-"dando início a carreira" faltou a crase, pois tem a preposição + artigo "a".

    Referência bibliográfica:

    BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 39 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

    GABARITO: A

  • Não quero reconhecimento. O resto eu quero sim.

    Gabarito: C = previsão dos nossos futuros, concurseiros

  • LETRA A - Para o educador Mozart Neves Ramos, o importante é construir a escola atendendo as exigências dos tempos atuais, mas, além disso, precisamos passar a uma visão educacionista que nos diga como levar às novas ideias para as 200 mil escolas e aos 2 milhões de professores que atendem à 50 milhões de alunos e como levar a todo o país às boas experiências de escolas e de cidades já em prática hoje.

    LETRA B - Para o educador Mozart Neves Ramos, o importante é construir a escola atendendo às exigências dos tempos atuais, mas, além disso, precisamos passar à uma visão educacionista que nos diga como levar as novas ideias para as 200 mil escolas e aos 2 milhões de professores que atendem à 50 milhões de alunos e como levar à todo o país as boas experiências de escolas e de cidades já em prática hoje.

    LETRA C - Graças à competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início à carreira vitoriosa que viria a abraçar anos mais tarde e que a conduziria à fama e ao reconhecimento público.

    LETRA D - Graças à competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início a carreira vitoriosa que viria à abraçar anos mais tarde e que à conduziria a fama e ao reconhecimento público.

    LETRA E - Graças a competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início a carreira vitoriosa que viria a abraçar anos mais tarde e que a conduziria à fama e ao reconhecimento público

  • Se a carreira fosse algo concreto, que ela já possuísse, a crase estaria errada? Pois crase não aparece antes de pronome possessivo.

    Graças à competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início à carreira vitoriosa. -> dando início a sua carreira. Sua está implícito. Quando o pronome possessivo está implícito, vale a regra da crase?

  • Como na prova cobrou questões de ortografia e pontuação quando vi desenolvera (sem acento) eu já anulei todas..não foquei apenas na crase que era o que questão pedia :( ERREI.

  • Graças á não é locução prepositiva? Fiquei sem entender

  • Graças à competência para redigir textos que desenvolvera desde o ensino fundamental, a jovem logo conseguiu seu primeiro emprego, dando início à carreira vitoriosa que viria a abraçar anos mais tarde e que a conduziria à fama e ao reconhecimento público.