GAB. E
A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.
As atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.
SIMPLIFICANDO:
"A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que compõem, sem tornar excessivo o investimento total".
FONTE: Loja do Concurseiro, Prof. Petronio Castro.
Gabarito: E.
Em uma análise preliminar, os recursos podem ser divividos em duas categorias, a saber:
- Recursos tangíveis (corpóreos): São os bens físicos de uma organização, tais como material de expediente, maquinário, material de limpeza etc; e
- Recursos intangíveis (incorpóreos): São os bens imateriais, ou não físicos, tais como conhecimento, patentes, logomarcas registradas, reputação no mercado etc.
[...]
Uma definição sucinta de recurso material, em sentido AMPLO, pode ser assim apresentada: Recurso material, em sentido amplo, é todo o bem físico (tangível ou corpóreo) empregado em uma organização.
Para fins de gestão, os recursos materiais, em sentido amplo, podem ainda ser classificados em duas subcategorias: os recursos materiais em sentido ESTRITO e os recursos PATRIMONIAIS, assim definidos:
- Recurso material, em sentido estrito, é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza NÃO permanente. Em geral, constituem-se em materiais que são consumidos ao longo do tempo, constituindo-se, usualmente, bens de estoque. Apesar de ser esta uma classificação contábil, o conceito de recurso material, em sentido estrito, aproxima-se sobremaneira do inerente a material de consumo.
- Recurso patrimonial é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza PERMANENTE. Em geral, os bens patrimoniais podem ser de três tipos: imóveis (prédios, terrenos, etc.), instalações (uma central de ar condicionado, por exemplo) e materiais permanentes (máquinas, móveis, computadores etc.).
FONTE: Enap Didáticos.