-
Materiais críticos - São materiais cuja demanda não é previsível e a decisão de estocar tem como base o risco.
Por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência.
-
Materiais críticos:
São materiais cuja demanda não é previsível e a decisão de estocar tem como base o risco.
Por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua
utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência.
Fonte: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:xSAMXj8mBggJ:antoniomarcos.com/novo/index.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D43+materiais+cr%C3%ADticos+administra%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgGA2cHPhOUIBciaknxR8ymPgwpHHvTG5n4iC0S_sQ_U3zj5h7Zoe4vqZu-53-NSxxza5DKxnr2CtW9eSZDFfsn0Vi2qi5viTj-_V7yPrRtho5885CMGYIxe9EaU4ReSq17k1JD&sig=AHIEtbTwkhutXofNybjIZE6mZdY7TUshRg
-
CUIDADO!
Obsolescência significa: Redução gradativa e conseqüente desaparecimento.
Como já foi dito nos comentários acima, materiais críticos são sobressalhentes vitais de equipamentos produtivos (não faz sentido NÃO controlarem a obsolescência)
O erro está em:
O profissional que atua na administração de materiais deve dedicar especial atenção ao controle dos materiais críticos, os quais devem ser submetidos ao controle de obsolescência de forma contínua e permanente.
-
Item ERRADO
Materiais críticos são aqueles materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamentos iguais, cuja demanda não é previsível e cuja falta causa grande risco às empresas
Razões para existência de estoque de material crítico:
Por problemas de obtenção (Material importado, um único fornecedor, escassez no mercado, difícil fabricação/obtenção),
Por razões econômicas( Elevador valor, elevado custo de armazenagem, elevado custo de transporte);
por razões de segurança (material de alto custo, vital para produção)
O profissional que atua na administração de materiais deve dedicar especial atenção ao controle dos materiais críticos, os quais devem ser submetidos ao controle de obsolescência de forma contínua e permanente
-
CONFORME A PROFESSORA CAROLINA TEIXEIRA DO PONTO DOS CONCURSOS:
É certo que o profissional que atua na administração de materiais
deve dedicar especial atenção ao controle dos materiais críticos, mas
não porque eles devem ser submetidos a um controle periódico de
obsolescência. Material obsoleto não se confunde com material
crítico.
Críticos são aqueles materiais que, por alguma razão, requerem
cuidados especiais.
abbbBBBBBBBb
-
Então pra empresa não tem problema se quando for requisitado o material crítico ele estiver obsoleto? Um material crítico não tem seu uso prejudicado caso esteja obsoleto? Não entendi...
-
Deve-se manter o controle de obsolescência SIM! Mas não contínuo e PERIÓDICO, e sim contínuo e PERMANENTE. Esse é o erro da questão.
-
Vejamos a Classificação muito utilizada por indústrias.
São materiais de reposição específica, geralmente peças ou itens sobressalentes, cuja demanda não é previsível e a decisão de estocar tem como base o risco. Por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência.
Obs.:A quantidade de material cadastrado como material crítico dentro de uma empresa deve ser mínima.
Os materiais são classificados como críticos segundo os seguintes critérios:
Críticos por problemas de obtenção: material importado; único fornecedor; falta no mercado; estratégico e de difícil obtenção ou fabricação.
Críticos por razões econômicas: materiais de valor elevado com alto custo de armazenagem ou de transporte.
Críticos por problemas de armazenagem ou transporte: materiais perecíveis, de alta periculosidade, elevado peso ou grandes dimensões.
Críticos por problema de previsão: ser difícil prever seu uso
Críticos por razões de segurança: materiais de alto custo de reposição ou para equipamento vital da produção
-
Em concordância com Viana (2002), as razões para a consideração de materiais como críticos podem ser assim listadas:
1) razões econômicas = materiais de alto valor, ou de custos significativos de transporte e armazenagem;
2) razões de armazenagem, manuseio e transporte = materiais de alta periculosidade, ou perecíveis, ou, ainda, de elevados peso e dimensão.
3) razões de planejamento = materiais de difícil previsão de consumo, pela organização.
Com relação ao enunciado da questão, devemos, preliminarmente o que é a obsolescência. Obsolescência é o fenômeno que acarreta a inutilidade de determinado item de material (ele se torna obsoleto), seja devido a inovações tecnológicas (lembra dos disquetes?) ou por razões econômicas (quando o uso sobressalentes, seguido da manutenção tornam-se mais caro do que a aquisição de um novo produto). Como vimos, materiais críticos podem assumir diferentes aspectos, a depender da razão em pauta pelo Gestor de Materiais. Se a razão for econômica, realmente há a necessidade de um controle de obsolescência (já imaginou uma turbina de avião – material de alto custo – tornar-se obsoleta?). No entanto, um material de alta periculosidade, ou de elevado peso, não tem a necessidade diferenciada de controle de obsolescência. Uma forma de corrigirmos a assertiva seria a exposta abaixo:
O profissional que atua na administração de materiais deve dedicar atenção ao controle dos materiais de alto valor financeiro, os quais devem ser submetidos ao controle de obsolescência de forma contínua e periódica.
Com esse entendimento, o enunciado está errado.
-
O erro da questão está em "periódica". O controle de obsolecência deve ser feito de forma contínua e PERMANENTE. Não períodica.
-
Segundo o Professor Petrachini.
A questão faz com que o candidato perca o foco do assunto. O que deve ser analisado é o controle de materiais e como este deve ser feito. Os controles e o dimensionamento de estoques dentro da administração de materiais não devem ser periódicos, mas sim permanentes. As características de um estoque podem representar um capital investido desnecessariamente, por isso o controle de obsolescência deve ser feito de forma contínua e permanente.
Item errado.
-
O que deve ser analisado é o controle de materiais e como este deve ser feito. Os controles e o dimensionamento de estoques dentro da administração de materiais não devem ser periódicos, mas sim permanentes. As características de um estoque podem representar um capital investido desnecessariamente, por isso o controle de obsolescência deve ser feito de forma contínua e permanente
Fonte: Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini (Estratégia Concursos)
-
Às vezes me perco nos comentários, os primeiros dizem que os materiais críticos não estão sujeitos ao controle de obsolescência. Ok! Entendi. De repente, há uma virada, na qual os materiais críticos estão sujeitos ao controle de obsolescência contínua a permanente. Me perdi justamente aí. Visto que os comentários foram dundamentados, existe divergência sobre o assunto mesmo?
-
Comentário do Professor do Estratégia Concursos Fernando Cepkauskas Petrachini.
A questão faz com que o candidato perca o foco do assunto. O que deve ser analisado é o controle de materiais e como este deve ser feito. Os controles e o dimensionamento de estoques dentro da administração de materiais não devem ser periódicos, mas sim permanentes. As características de um estoque podem representar um capital investido desnecessariamente, por isso o controle de obsolescência deve ser feito de forma contínua e permanente.
Bons estudos!!!!
-
O controle de estoques dentro da administração deve ser permanente, ok!
O erro da questão está em afirmar que os materiais críticos devem ser submetidos ao controle de OBSOLESCÊNCIA, ou seja, esses materiais não exigem esse tipo de controle.
-
Não encontrei nada dizendo que materiais críticos não se sujeitam ao controle de obsolescência. Na verdade temos que saber qual é a definição de material crítico.
Material crítico para a procução: é aquele que para a linha, que para a produção. Esses materiais são controlados de muito perto pelo adm. de materia, permanentemente.. Ele não pode deixar faltar e a falta pode ser também por obsolescência da peça que não é mais usada na produção, pois foi comprado um lote enorme, houve uma atualização e aquela peça deixou de ser usada. A obsolescência pode ser por falta de movimentação, prazo de validade vencido ou por desatualização.
-
Prof. Paulo Lacerda
Materiais críticos são aquelas de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamentos iguais, cuja a demanda não é previsível. Assim, possuem elevado valor, há escassez no mercado e é de difícil obtenção. Contudo, devem permanecer estocados a sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência.
-
Materiais Críticos: O profissional da administração de materiais deve ter especial atenção ao controle de materiais críticos, assim considerados por razões econômicas, de armazenagem, ou manuseio, ou transporte, ou ainda, em razão da dificuldade do planejamento da previsão de consumo. Os materiais críticos não estão sujeito ao controle da obsolescência.
-
O profissional que atua na administração de materiais deve dedicar especial atenção ao controle dos materiais críticos, os quais devem ser submetidos ao controle de obsolescência de forma contínua e periódica. ERRADA
Erro da questão: os materiais críticos não estão sujeitos ao controle de obsolescência. Não precisam ser controlados nem periodicamente nem permanentemente.
-------------------
Materiais críticos: Essa classificação é muito utilizada por indústrias. São
materiais de reposição específica, cuja demanda não é previsível e a decisão de
estocar tem como base o risco. Por serem sobressalentes vitais de equipamentos
produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando,
portanto, sujeitos ao controle de obsolescência. A quantidade de material cadastrado
como material crítico dentro de uma empresa deve ser mínima.
Os materiais são classificados como críticos segundo os
seguintes critérios:
- Críticos por
problemas de obtenção: material importado; único fornecedor; falta no
mercado; estratégico e de difícil obtenção ou fabricação.
- Críticos por
razões econômicas: materiais de valor elevado com alto custo de armazenagem
ou de transporte.
- Críticos por
problemas de armazenagem ou transporte: materiais perecíveis, de alta
periculosidade, elevado peso ou grandes dimensões.
- Críticos por
problema de previsão: ser difícil prever seu uso
- Críticos por
razões de segurança: materiais de alto custo de reposição ou para
equipamento vital da produção.
Fonte: João Jose Viana (2006, p. 56)´- Administração de Materiais.
-
Comentário mais curtido erradíssimo.
-
Materiais Críticos
Classificação muito utilizada por indústrias. São materiais de reposição específica, cuja demanda não é previsível e a decisão de estocar tem como base o risco. Por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência.
http://oadministradormoderno.blogspot.com.br/2011/11/classificacao-de-materiais.html
-
Materiais críticos não estão sujeitos ao controle de obsolescência. Têm demanda imprevisível.A decisão de esticar tem como base o risco.
-
Os controles e o dimensionamento de estoques dentro da administração de materiais não devem ser periódicos, mas sim permanentes.
-
GABARITO: ERRADO
Materiais cRÍticos = Risco Imprevisível
-
Comentário -
A questão faz com que o candidato perca o foco do assunto.
O que deve ser analisado é o controle de materiais e como este deve ser feito. Os
controles e o dimensionamento de estoques dentro da administração de materiais
não devem ser periódicos, mas sim permanentes. As características de um estoque
podem representar um capital investido desnecessariamente, por isso o controle de
obsolescência deve ser feito de forma contínua e permanente.
Item errado.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini
-
Viana (2000) amplia o conceito de materiais críticos para aqueles que são merecedores de atenção especial do gestor, por diversos motivos – sejam eles operacionais, de segurança, econômicos entre outros. Assim, as razões para a consideração de materiais como críticos podem ser assim listadas:
• razões econômicas = materiais de custos significativos de transporte e armazenagem;
• razões de armazenagem, manuseio e transporte = materiais de alta periculosidade, ou perecíveis, ou, ainda, de elevados peso e dimensão.
• razões de planejamento = materiais de difícil previsão de consumo, pela organização.
-
ERRADA
MATERIAL CRÍTICO A DEMANDA É IMPREVISÍVEL, LOGO, NÃO SÃO MANTIDOS EM ESTOQUE.
-
De acordo com Viana, como são materiais voltados para a manutenção de equipamentos específicos, não estariam sujeitos à obsolescência, ou seja, não seriam considerados "obsoletos" por uma inovação tecnológica, por exemplo.
Essa questão se baseou no conceito de Viana. Os materiais críticos, de acordo com ele: por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência.
Rodrigo Rennó
-
O profissional que atua na administração de materiais deve dedicar especial atenção ao controle dos materiais críticos, os quais devem ser submetidos ao controle de obsolescência de forma contínua e periódica. Resposta: Errado.
-
Materiais Críticos:
> Difícil previsão de demanda ( decisão de estocar tem como base o risco)
> É vital para a organização
> A falta deles gera impactos negativos para o funcionamento de atividades da organização
> Risco de obsolescência NÃO É alto
Curso IMP - Prof. José Wesley
-
Gab: ERRADO
- Materiais Críticos: São aqueles com reposição específica, cuja demanda não é previsível e cuja decisão de estocar ou não é tomada com base na análise de risco que a empresa correrá caso os materiais não estejam disponíveis.
De acordo com Viana (2000), como são materiais voltados para a manutenção de equipamentos específicos, não estariam sujeitos à OBSOLESCÊNCIA, ou seja, não seriam considerados “obsoletos” por uma inovação tecnológica, por exemplo.
Meus resumos.
---------
OBS: vendo meu resumo de ARM. Solicite sua amostra: Soresumo.com.br@gmail.com
Erros, mandem mensagem :)
-
Materiais críticos ou de não estoque
• Classe Z
• Falta incorre em sérios prejuízos ou riscos à organização
• Não estão sujeitos ao controle de obsolescência (não haveria inovação tecnológica para esses materiais)
• Não são estocados, sua compra se dá mediante SRP em vez de reposições contínuas/automáticas
Gabarito: ERRADO