SóProvas


ID
3518974
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item , considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.



Informo‐lhe que sua solicitação foi devidamente encaminhada à Gerência de Recursos Humanos para as providências cabíveis.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: CERTO

    ✓ Informo‐lhe que sua solicitação foi devidamente encaminhada à Gerência de Recursos Humanos para as providências cabíveis.

    Frase plenamente correta. Regência verbal do verbo "informar" realizada de forma correta (=informar algo a alguém, o pronome oblíquo "lhe" está sendo usado com a função sintática de objeto indireto).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Outra regência do verbo informar.

    Informa alguém DE alguma coisa.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República,


    "Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas."


    Com base na citação apresentada e na análise realizada, verificamos que o texto presente na questão atende ao uso da norma padrão, pois ele é claro, conciso, coerente e emprega todas as palavras, as pontuações, os acentos (inclusive o acento grave) e o pronome oblíquo corretamente.



    Gabarito: CERTO

  • Gab: certo

    Informar algo a alguém

    Informo‐lhe que sua solicitação foi devidamente encaminhada à Gerência de Recursos Humanos para as providências cabíveis.

    = Informo‐lhe isso

    -> O pronome oblíquo lhe pode ser substituído por “a ele(a/ s), para ele(a/ s), nele(a/ s)”, ou por qualquer pronome de tratamento após as preposições “a, para, em”, por isso ele nunca pode ser um objeto direto mas sim indireto;

    -> conjunção integrante que iniciando uma subordinada substantiva objetiva direta.

    Qualquer erro me mandem mensagem :)

    Bons Estudos!

  • O "devidamente" não está indo de encontro à concisão?

    Mínimo de palavras e máximo de informações?

  • correto.

    Verbo informar 

    Informa algumaCOISA  a alguem

    Informo-lhe (a ele)  transiitivo indireto.