SóProvas


ID
3520750
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O abuso crônico da ingestão de álcool pode acarretar a síndrome de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    A síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma forma incomum de amnésia que combina duas doenças: um estado de confusão aguda (encefalopatia de Wernicke) e um tipo de amnésia de longo prazo denominada síndrome de Korsakoff. A síndrome de Korsakoff se desenvolve em cerca de 80% das pessoas com encefalopatia de Wernicke não tratada.

    A síndrome de Wernicke-Korsakoff pode se desenvolver em alcoólatras e outras pessoas malnutridas, geralmente devido a uma ausência de Tiamina  (vitamina B1). Raramente, essa síndrome resulta de uma  (uma lesão traumática cerebral).

    FONTE: manual MSD

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em medicina legal.

    A) ERRADO. Na doença de Wilson, uma rara doença hereditária, o fígado não excreta o excesso de cobre na bile, como faz normalmente, resultando em um acúmulo de cobre no fígado, causando-lhe danos. Fonte: MSD Manuals

    B) ERRADO. Artrite reativa ou Síndrome de Reiter é uma doença reumática em resposta a uma infecção em outra parte do corpo.

    C) ERRADO. Edema de Reinke é doença crônica da laringe na qual a camada superficial da lâmina própria é expandida por muco espesso conferindo-lhe aspecto gelatinoso. Relaciona-se ao tabagismo e acomete, preferencialmente mulheres, as quais apresentam a voz mais grave. Fonte: MARTINS, Regina Helena Garcia et al . Edema de Reinke: estudo da imunoexpressão da fibronectina, da laminina e do colágeno IV em 60 casos por meio de técnicas imunoistoquímicas. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.),  São Paulo ,  v. 75, n. 6, p. 821-825,  Dec.  2009 .

    D) CERTO. A síndrome de Wernicke-Korsakoff pode se desenvolver em alcoólatras e outras pessoas malnutridas, geralmente devido a uma deficiência de tiamina (vitamina B1). Raramente, essa síndrome resulta de uma lesão na cabeça (uma lesão traumática cerebral).

    A encefalopatia de Wernicke provoca a perda do equilíbrio, sonolência, uma tendência a tontura e problemas de movimento dos olhos, além de confusão.  A síndrome de Korsakoff pode inicialmente causar grave perda de memória de acontecimentos recentes. A memória de eventos passados mais distantes parece ser menos prejudicada. Desta forma, as pessoas podem conseguir relacionar-se socialmente e manter uma conversa, mesmo que não recordem o que possa ter acontecido nos dias, meses e anos anteriores ou mesmo que não se lembrem do que aconteceu minutos antes. Tendem a inventar (confabular) coisas, em vez de admitirem que não conseguem se lembrar. Devido ao fato de não conseguirem se lembrar das coisas que fizeram recentemente, elas podem, por exemplo, ler sua revista favorita várias vezes sem jamais se cansar.

    Fonte: Síndrome de Wernicke-Korsakoff, MSD Manuals.

    E) ERRADO. Não existe uma "síndrome de Wood" associada à ingestão crônica de álcool.

    Gabarito do professor: Alternativa D.
  • GABARITO: LETRA D

    Manifestações do alcoolismo crônico:

    ✓ Somáticas: aparece no fígado – cirrose hepática – tremor de extremidades.

    ✓ Neurológicas:

    ▪ Polineurite: inflamação de vários nervos periféricos – pode causar redução da sensibilidade

    cutânea

    ▪ Síndrome de Wernicke-Korsakow - lesões no SNC – Sistema Nervoso Central – lesões que

    se manifestam com:

    - Amnésia anterógrada (esquecimento dos fatos recentes: depois do início do consumo imoderado e

    continuado de bebida alcoólica) – aparece 1º na Síndrome.

    - Amnésia retrógada (esquecimento de fatos antigos: de antes do início do consumo continuado e

    imoderado de bebida alcoólica) – aparece depois do aprofundamento do seu estado de lesão

    neurológica.

    ✓ Psíquicas: nas manifestações psíquicas temos uma TRÍADE:

    ▪ Delirium tremens e alucinoses: alucinações alcoólicas

    ▪ Epilepsia alcoólica: convulsões – crises convulsivas

    ▪ Dipsomania: vontade irreprimível, irrefreável de beber grande quantidade de bebida

    alcoólica em qualquer lugar e qualquer horário do dia.

    FONTE: Manual Caseiro, Medicina Legal.

  • A) ERRADO. Na doença de Wilson, uma rara doença hereditária, o fígado não excreta o excesso de cobre na bile, como faz normalmente, resultando em um acúmulo de cobre no fígado, causando-lhe danos. Fonte: MSD Manuals

    B) ERRADO. Artrite reativa ou Síndrome de Reiter é uma doença reumática em resposta a uma infecção em outra parte do corpo.

    C) ERRADO. Edema de Reinke é doença crônica da laringe na qual a camada superficial da lâmina própria é expandida por muco espesso conferindo-lhe aspecto gelatinoso. Relaciona-se ao tabagismo e acomete, preferencialmente mulheres, as quais apresentam a voz mais grave. Fonte: MARTINS, Regina Helena Garcia et al . Edema de Reinke: estudo da imunoexpressão da fibronectina, da laminina e do colágeno IV em 60 casos por meio de técnicas imunoistoquímicas. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.), São Paulo , v. 75, n. 6, p. 821-825, Dec. 2009 .

    D) CERTO. A síndrome de Wernicke-Korsakoff pode se desenvolver em alcoólatras e outras pessoas malnutridas, geralmente devido a uma deficiência de tiamina (vitamina B1). Raramente, essa síndrome resulta de uma lesão na cabeça (uma lesão traumática cerebral).

    A encefalopatia de Wernicke provoca a perda do equilíbrio, sonolência, uma tendência a tontura e problemas de movimento dos olhos, além de confusão. A síndrome de Korsakoff pode inicialmente causar grave perda de memória de acontecimentos recentes. A memória de eventos passados mais distantes parece ser menos prejudicada. Desta forma, as pessoas podem conseguir relacionar-se socialmente e manter uma conversa, mesmo que não recordem o que possa ter acontecido nos dias, meses e anos anteriores ou mesmo que não se lembrem do que aconteceu minutos antes. Tendem a inventar (confabular) coisas, em vez de admitirem que não conseguem se lembrar. Devido ao fato de não conseguirem se lembrar das coisas que fizeram recentemente, elas podem, por exemplo, ler sua revista favorita várias vezes sem jamais se cansar.

    Fonte: Síndrome de Wernicke-Korsakoff, MSD Manuals.

    E) ERRADO. Não existe uma "síndrome de Wood" associada à ingestão crônica de álcool.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • quem bebe vodka matou essa Wernicke-KorsakOFF

  • Genival França separa os autores e suas respectivas síndromes:

    . Wernicke: sintomas resultantes de lesão por minúsculos focos hemorrágicos nos nervos cranianos

    . Korsakov: quadro clínico de amnésia e desorientação

  • Viu o nome de um russo, lembrou logo de vodka né filho?

  • Vi o nome russo aí pensei: lá os caras tomam muito goró, fui e matei a questão kkkkk

  •  -

  • O cara bebe pra esquecer.

    Síndrome de Wernick-Korsakoff

  • O cara bebe pra esquecer.

    Síndrome de Wernick-Korsakoff. Quadro clínico de amnésia e desorientação.

  • GABARITO: D

    O alcoolismo crônico pode gerar a Síndrome de Wernicke-Korsakow, que é quando ocorre lesões no sistema nervoso central, gerando paralisias dos músculos da face e amnésia.

  • Gabarito D

    Na duvida, quando a questão falar em ingestão de muito álcool, assinale aquela alternativa que mais se aproxime de um nome Russo. Funcionou... kkkkkkkk

  • Wernicke-Korsakoff.....

    parece nome de VODKA

  • Na verdade, não é que ele bebe pra esquecer. É que ele bebeu tanto que esqueceu. Essa sindrome são lesões no SNC. E pode ser amnesia retrograda- esquece de fatos passados OU anterógrada: esquece de fatos após a instauração do alcoolismo. (anotações da aula da Lu gazola)

  • Quem errou nessa n aproveitou a adolescência

  • A- é um nome americano

    B- um nome Inglês

    C-É um nome alemão

    D- É Russo e um nome de vodka

    E-É um nome americano

    Parece brincadeira, mas eu acertei por isso...

  • o Russo bebeu Smirnoff. Deu amnésia esqueceu o seu nome Korsakoff.