SóProvas


ID
352234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a parte especial do Código Penal e as leis penais extravagantes.

Suponha-se que Manoel, previamente combinado com Cláudio, subtraia dinheiro de empresa pública, valendo-se da facilidade do cargo que ocupa na empresa, circunstância, entretanto, desconhecida por Cláudio, com o qual divide o produto do crime. Nessa situação, a conduta de Manoel e Cláudio caracteriza o crime de peculato consumado.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão esta em dizer que mesmo Cláudio não sabendo do cargo que ocupa Samuel na empresa, Cláudio responderá por peculato.

  • É indispensável o prévio conhecimento da condição de funcionário público pelo partícipe para que as circunstâncias do crime sejam comunicadas. Na questão em tela, Manoel praticou o crime de peculato e Cláudio praticou o crime de furto.

  • Gabarito: ERRADO

    Faz-se necessário ressaltar que Manoel e Cláudio agiram em concurso de agentes, pois há entre eles: Liami subjetivo (prévia ou concomitante) + nexo + unidade de infração penal. 

    Neste sentido, em consonância à adoção da TEORIA MONISTA, combinado com o art. 29 do CP, deveria os agentes responderem pelas mesmas penas, no limite de sua culpabilidade, isto é, pelo peculato consumado. Ocorre que isso não acontecerá, pois a qualidade de ´´Funcionário Público``, circunstância pessoal e elementar objetiva do crime, nos termos do art. 30 do CP, SÓ SE COMUNICAM SE FOR DE CONHECIMENTO OU PREVISÃO DOS OUTROS AGENTES. 

    Art. 30 - Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime. 

    Neste sentido, enquanto Manoel responderá pelo crime de Peculato consumado, Cláudio responderá apenas por aquilo que previamente ou concomitantemente ajustara com o primeiro, que nos parece ser o crime de furto. 

    Foco, Fé e determinação. 

  • ERRADO

    Para configurar o concurso de pessoas no crime em tela, peculato, Claúdio já deveria conhecer a condição de funcionário público de Manoel.


  • Requisitos para o Concurso de Pessoas = PRIL

    P - Pluralidade de agentes

    R - relevância causal de cada uma das ações

    I - identidade do fato

    L - liame subjetivo (vinculo psicológico) => o que faltou no referido caso!

  • tiro meu chapeu a você cespe! por um curto periodo tive a certeza que a questão era passivel de anulação, mas relendo-a percebi que existe uma pegadinha, errei por falta de atenção.

  • Para que possa responder por peculato conjuntamente com o funcionário publico o PARTICULAR precisa necessariamente ter o conhecimento da qualidade de funcionário publico do comparsa.

  • eu acertei por não ver apropriar-se , e sim subtrair.

  • questão entranha! pqp

  • CESPE NÃO É PARAMETRO PARA APRENDER PORQUE ELA TEM AS LEIS PROPRIAS. É TUDO DO JEITO QUE ELA QUER

  • Pegadinha pessoal!

    Peculato somente vai aceitar coautoria quando o particular souber que o outro individuo eh agente publico!

    Questao INCORRETA.

  • Esquema de Peculato

    https://ibb.co/RPc3mr7