SóProvas


ID
3522490
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Águia Branca - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português

Em relação à concordância verbal e nominal, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: ANULADA

    ➥ O gabarito correto era para ser letra E), mas, como a banca errou e colocou até mesmo duas alternativas iguais, ela preferiu anular a questão. 

    A) Com a expressão “Mais de um” o verbo deverá ficar no singular → CORRETO. Quando o sujeito é precedido por expressões como cerca de, mais de, menos de e outras que indicam quantidade aproximada, o verbo concorda com o numeral.

    Com a medida, cerca de 50 milhões de pessoas serão beneficiados.

    Mais de um senador votou contra a orientação do partido.

    B) Quando o sujeito é um “pronome de tratamento”, o verbo concordará obrigatoriamente na terceira pessoa → CORRETO. Embora os pronomes de tratamento se dirijam à 2ª pessoa, toda a concordância deve ser feita com a 3ª pessoa. Assim, os verbos, os pronomes possessivos e os pronomes oblíquos empregados em relação a eles devem ficar na 3ª pessoa.

    C) Quando o sujeito é um “pronome de tratamento”, o verbo concordará obrigatoriamente na terceira pessoa → CORRETO. Embora os pronomes de tratamento se dirijam à 2ª pessoa, toda a concordância deve ser feita com a 3ª pessoa. Assim, os verbos, os pronomes possessivos e os pronomes oblíquos empregados em relação a eles devem ficar na 3ª pessoa.

    D) Quando um único adjetivo, na função de adjunto adnominal, refere-se a mais de um substantivo, se o adjetivo vier anteposto, concordará obrigatoriamente com o substantivo mais próximo → CORRETO. Adjetivo anteposto: concorda com o termo mais próximo. Adjetivo posposto: concorda com o termo mais próximo ou com o conjunto.

    Livros e revistas novas / novos estavam à disposição. (Adjetivo anteposto concorda com o mais próximo).

    Novas revistas e livros estavam à disposição. (Adjetivo anteposto concorda com o mais próximo).

    E) Quando o substantivo vem acompanhado de numerais ordinais, desde que os numerais venham acompanhados de artigo, ele poderá ficar somente no singular → INCORRETO. Quando o substantivo vem acompanhado de numerais ordinais, desde que os numerais venham acompanhados de artigo, ele poderá ficar tanto no singular quanto no plural, desde que os numerais venham acompanhados de artigo:

     “O diretor falou para os alunos da primeira e segunda série.” 

     “O diretor falou para os alunos da primeira e segunda séries.” 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!