-
✅ Gabarito: A
a) O rapaz implicou-se em delitos muito graves.
b) O discurso do palestrante não agradou a plateia → o verbo "agradar", quando usado com sentido de satisfazer, alegrar, é transitivo indireto e exige o uso da preposição "a", logo, o correto é "à plateia" (=preposição "a" + artigo definido "a"= crase).
c) Não sei por que os médicos não assistiram aos pacientes → o verbo "assistir" com sentido de "auxiliar" é transitivo direto, o correto é "os pacientes".
d) O funcionário que mais se sobressaiu na seletiva, é meu irmão → o correto é "foi".
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
GABARITO: LETRA A
Quando o verbo “implicar” for pronominal, ou seja, implicar-se, seu significado sofrerá alteração: ele não mais terá o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, mas sim o sentido de “envolver-se”. Nesse caso, o verbo exigirá complemento introduzido pela preposição “em”. Observe o exemplo:
Os parlamentares implicaram-se em escândalos por causa do desvio de verbas públicas.
FONTE: https://www.portugues.com.br/gramatica/verbo-implicar.html#:~:text=O%20verbo%20%E2%80%9Cimplicar%E2%80%9D%2C%20quando,ser%20eliminada%20da%20ora%C3%A7%C3%A3o%20acima.
-
Está errada o gabarito
a) O rapaz implicou-se em delitos muito graves.
O verbo implicar apresenta diferentes significados e, consequentemente, diferentes regências. Às vezes, requer o uso de preposição; outras, não. Para empregá-lo corretamente, é importante observar o sentido que queremos dar a ele em nossa mensagem.
1) Empregado na acepção de “trazer consequências”, “ocasionar”, “causar”, “acarretar”, implicar é verbo transitivo direto, ou seja, vem diretamente acompanhado do seu complemento, dispensando o uso de preposição.
“O atraso reincidente no pagamento da dívida implicou multa elevada ao devedor.”
“A desobediência às normas de trânsito implicou a suspensão da carteira de habilitação do condutor do veículo.”
Fonte: https://www.trf3.jus.br/emag/emagconecta/conexaoemag-lingua-portuguesa/regencia-do-verbo-implicar/
c) Não sei por que os médicos não assistiram aos pacientes.
- O verbo “assistir” será usado indiferentemente como transitivo direto ou indireto quando empregado no sentido de “ajustar”, “prestar assistência”, “socorrer”.
Exemplo:
A mãe assistia o filho no hospital.
ou
A mãe assistia ao filho no hospital.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/regencia-correta-verbo-assistir.htm
-
a) O rapaz implicou-se em delitos muito graves. (Gabarito)
--> O verbo implicar no sentido de envolver-se é VTI e pede a preposição EM
b) O discurso do palestrante não agradou a plateia → o verbo "agradar", quando usado com sentido de satisfazer, é VTI e exige o uso da preposição "a", logo, o correto é "à plateia".
c) Não sei por que os médicos não assistiram aos pacientes → o verbo "assistir" com sentido de "auxiliar" é VTD, o correto é "os pacientes".
d) O funcionário que mais se sobressaiu na seletiva, é meu irmão → o verbo sobressair não aceita o pronome SE.
-
Outra questão beeeeem dúbia. A questão pede somente correção gramatical, não inferência de sentido da frase. Desse modo, a letra C está gramaticalmente correta, já que o verbo está empregado com o sentido de "olhar, acompanhar". Oras, um médico não pode acompanhar a evolução do paciente?? Assistir à evolução do paciente?