SóProvas


ID
35248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Carla atualmente reside em Brasília - DF, onde ocupa cargo técnico na administração indireta da União, exercendo função de administradora de recursos humanos. Em breve, Carla será nomeada para cargo técnico de provimento efetivo no TRE/GO para exercer funções administrativas na sede do próprio Tribunal, cargo no qual pretende tomar posse e entrar em exercício o mais rapidamente possível.

A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8112/90
    Da Gratificação Natalina
    Art. 65. O servidor exonerado perceberá sua gratificação natalina, proporcionalmente aos meses de exercício, calculada sobre a remuneração do mês da exoneração.


    CF 88 Art. 37
    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    a) a de dois cargos de professor; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001)


    Lei 8112/90 Art. 13
    § 3o A posse poderá dar-se mediante procuração específica.
    ...


    Lei 8112/90 Art. 13
    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


    Lei 8112/90
    Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.


    Deus Nos Abençoe!!!
  • Mesmo em face de exoneração a pedido, o servidor continua fazendo jus à gratificação natalina (também conhecida como 13º salário) porém, nesse caso, a referida gratificação será porporcional aos meses de exercício, calculada sobre o mês no qual se deu a exoneração.
  • Amigo candidato Ramysson Santos

    Deus abençoe a você por respostas tão completas e tão instrutivas para todos os guerreiros e guerreiras que querem passar no concurso público. Muito obrigado.
  • Há 4(quatro) hipóteses para o servidor estável perder o cargo. 2 de demissão(transito em julgado e PAD)e 2 de exoneração(excesso de despesa e avaliação periódica de desempenho). OBS: Os casos de exoneração estão na emenda n° 19.
  • Somente o servidor ESTÁVEL perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou processo administrativo disciplinar em que seja assegurada ampla defesa. Portanto, a letra (E) está incorreta.Além disso, a assertiva (A) afirma incorretamente que a gratificação natalina será igual ao vencimento do último mês de exercício do servidor exonerado. A gratificação será proporcional aos meses trabalhados pelo servidor, tendo como base de cálculo o último mês de exercício.Carla pode segundo a lei 8.112/90 tomar posse de cargo público mediante procuração, neste caso a assertiva (C) está errada. Além disso, Carla tem até (30) trinta dias para tomar posse e não 20(vinte).